«Seria uma falta de respeito trocar o Benfica pelo Chelsea ao fim de seis meses»

19 jun 2023, 13:40
Moreirense-Benfica (Lusa)

Talisca recorda proposta que recebeu da equipa então treinada por José Mourinho

Anderson Talisca teve uma passagem curta pelo Benfica, de apenas duas épocas, mas ela podia ter sido ainda mais breve, admitiu o brasileiro que joga agora no Al Nassr ao lado de Cristiano Ronaldo.

Numa entrevista ao podcast Fora do Jogo, Talisca admitiu que recebeu uma proposta do Chelsea, então treinado por José Mourinho, para deixar as águias apenas meio ano após chegar.

«Eu estava no Benfica há seis meses e o Chelsea foi lá e ofereceu 30 milhões de euros. Mas não tinha como ir. Eu tinha contrato de cinco anos, acho que seria uma falta de respeito pelo Benfica sair ao fim de seis meses. Era muito pouco tempo», defende o jogador.

Aos 29 anos, e depois de uma carreira feita sempre longe das grandes ligas e em campeonatos periféricos – Turquia e China antes da Arábia Saudita -, Talisca acredita que ter ficado na Luz foi mesmo a melhor opção.

«Acho que me fez bem ficar mais tempo no Benfica. Acho que se tivesse saído logo para o Chelsea as coisas não teriam dado certo para mim», nota.

Ainda sobre a proposta do Chelsea, o brasileiro recordou uma conversa com Jesus, já depois de Mourinho ter admitido publicamente o interesse na contratação.

«Jesus perguntou-me: “achas que isto é uma passagem?”. E eu disse-lhe que estava tranquilo, para trabalhar e crescer e que não queria sair do Benfica. Mas o Mourinho era o treinador do Chelsea e comentou que já me conhecia e que andava a observar-me desde que eu estava no Brasil», relatou, sorridente, notando que Jesus reclamava «ter descoberto» o jogador então no Bahia.

«Cheguei no treino e o velho [Jesus] já estava chateado. Começas a jogar bem e agora já toda a gente diz que te conhece. “Quem te descobriu fui eu, não foi ele [Mourinho]”, dizia e respondia: mister, eu não tenho nada a ver com isso», recordou.

 

Na mesma conversa, Talisca mostra-se rendido a Jorge Jesus, com quem garante manter excelente relação com o técnico que defende ser o melhor português.

«Muita gente fala do Abel, mas para mim Jesus é o melhor treinador português, “disparado”. E é o melhor com quem trabalhei na minha carreira, por muito. E eu já passei por vários», enaltece.

Nesse sentido, Talisca foi questionado sobre o que acharia de Jesus se tornar selecionador do Brasil, e a resposta era expectável.

«Acho que iria dar muito certo na seleção. Como deu no Flamengo. Ele é muito trabalhador e correto. Ele tem um jeito louco de comunicar com os atletas, o temperamento dele não é brincadeira, mas é um tipo vencedor. Ele pega neste copo e transforma-o em ouro», defende.

E para defender essa ideia, o brasileiro dá o seu próprio exemplo.

«Quando saí do Bahia eu já era uma grande promessa. Mas ele conseguiu mudar os meus hábitos dentro de campo e extrair a minha qualidade. Ajudou-me muito e sou muito grato. A minha carreira cresceu muito quando ele me disse: “tu não és médio, tu és fazedor de golos”. Ele disse que eu tinha de avançar no terreno para marcar golos. Nem eu sabia que podia marcar tantos golos», brinca.

«No dia da minha apresentação no Benfica, cheguei às 7h da manhã e ele já estava lá. Ele é psicopata: entra no clube às 7h da manhã e às vezes sai de lá depois da senhora da cozinha. Vive mesmo intensamente aquilo», enaltece.

[artigo atualizado]

Benfica

Mais Benfica

Mais Lidas

Patrocinados