O que se sabe sobre o maior sismo dos últimos 25 anos a atingir Taiwan

CNN Portugal | CNN , AM
3 abr, 09:13

Há pelo menos nove mortos, mais de 800 feridos e pelo menos 77 pessoas presas nos escombros

Taiwan foi atingida esta quarta-feira pelo sismo mais forte dos últimos 25 anos, quando um tremor de magnitude 7,4 atingiu a costa oriental da ilha, fazendo ruir edifícios. O abalo fez pelo menos nove mortos e 882 feridos (balanço pelas 11:30 de Portugal Continental) e provocou alertas de tsunami em toda a região.

Segundo o Serviço Geológico dos EUA, o terramoto ocorreu às 7:58 locais (menos sete horas em Portugal Continental), 18 quilómetros (11 milhas) a sul da cidade de Hualien, a uma profundidade de 34,8 quilómetros. Em Taiwan vivem 23 milhões de pessoas e o condado de Hualien tem 300.000 habitantes.

Pelo menos nove pessoas morreram, incluindo três que estavam a fazer caminhadas no trilho de Dekalun, no vale de Taroko, quando o terramoto ocorreu, de acordo com a Agência Nacional de Bombeiros de Taiwan. Uma outra vítima é um camionista que foi atingido por rochas caídas à saída de um túnel na autoestrada de Suhua.

Muitos habitantes da região vivem em comunidades costeiras ou montanhosas remotas que podem ser de difícil acesso, pelo que pode levar algum tempo a compreender a dimensão do terramoto desta quarta-feira. Mais de 91.000 famílias ficaram sem eletricidade.

Dezenas de edifícios no condado de Hualien desmoronaram-se, deixando pelo menos 77 pessoas presas. O condado foi também atingido por deslizamentos de terras e quedas de rochas, o que levou ao encerramento de uma importante autoestrada costeira, onde vários túneis ficaram danificados. Segundo Agência Nacional de Bombeiros de Taiwan, cerca de 60 pessoas ficaram presas no túnel de Jinwen, enquanto 15 pessoas ficaram presas no túnel de Dachingshui. Há ainda notícia de que dois alemães estão presos num terceiro túnel.

O terramoto desencadeou alertas de tsunami em Taiwan, no sul do Japão e nas Filipinas. Todos os alertas foram posteriormente retirados.

Os avisos de tsunami também levaram as companhias aéreas e os aeroportos a suspender os voos, que foram retomados mais tarde.

O terramoto foi seguido de várias réplicas fortes, com tremores sentidos em toda a ilha, incluindo em Taipé, e são esperados tremores de magnitude 7 nos próximos dias. 

Ásia

Mais Ásia

Mais Lidas

Patrocinados