Taiwan deteta 10 caças e quatro navios do exército chinês nas imediações da ilha

Agência Lusa , ARC
20 jan, 08:09
Exército de Taiwan (Getty Images)

As autoridades taiwanesas enviaram meios aéreos e marítimos para acompanhar a situação

Taipé detetou esta sexta-feira 10 caças e quatro navios do exército chinês nas imediações da ilha, anunciaram as autoridades taiwanesas.

O Ministério da Defesa de Taiwan afirmou que, às 06:00 horas locais (22:00 de sexta-feira em Lisboa), foram registados 10 aviões nas imediações de Taiwan, dois dos quais atravessaram a linha mediana do Estreito de Taiwan e entraram na Zona de Identificação de Defesa Aérea [Adiz] da ilha.

As autoridades taiwanesas enviaram meios aéreos e marítimos para acompanhar a situação, além de vários sistemas de mísseis terrestres, de acordo com um comunicado.

Durante décadas, os dois lados respeitaram a linha divisória, apesar de Pequim considerar Taiwan território chinês. No entanto, desde 2019, incursões de aviões e balões militares chineses têm ocorrido quase diariamente, de acordo com a agência de notícias Efe.

Em setembro de 2023, a China destacou 103 aviões para a zona ao redor de Taiwan no espaço de 24 horas, o que Taipé descreveu como um recorde.

Os taiwaneses elegeram há uma semana William Lai Ching-te, do Partido Democrático Progressista (DPP), para Presidente, tendo este prometido proteger o território das "ameaças e intimidações" da China.

Pequim descreveu Lai como um separatista perigoso.

Relacionados

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados