Fundo de solidariedade: UEFA distribui 4,6 milhões pelos clubes da I e II Ligas

14 jan 2022, 11:39
Aleskander Ceferin (AP Photo/Peter Dejong)

FC Porto, Benfica e Sp. Braga ficam fora deste apoio destinado à formação

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai distribuir esta sexta-feira cerca de 4,6 milhões de euros do fundo de solidariedade da UEFA, para aplicar na formação, aos clubes da I e da II Liga.

A FPF deu conta da distribuição de 4.578,61 euros pelos 31 clubes da I e II Ligas portuguesas que não chegaram às fases de grupos da Liga dos Campeões ou da Liga Europa na época 2020/21.

Cada emblema vai receber, assim, 147.701,97 euros, destinados a ser investidos na formação. FC Porto, Benfica e Sp. Braga foram os únicos clubes aos quais não foram concedidas quaisquer verbas do fundo de solidariedade, uma vez que participaram nas fases de grupos das duas competições europeias.

O FC Porto disputou a fase de grupos da Liga dos Campeões e chegou aos quartos de final da prova milionária, enquanto Benfica e Sp. Braga estiveram na fase de grupos da Liga Europa, na qual atingiram os 16 avos de final, ao contrário de Sporting e Rio Ave, que caíram nas fases preliminares e, por isso, também vão receber as verbas provenientes do fundo de solidariedade da UEFA.

O montante do fundo de solidariedade da UEFA de 2020/21, que já tinha sido revelado em dezembro pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), é superior em cerca de 400 mil euros ao da época passada, quando foram repartidos perto de 4,187 ME por 29 clubes lusos, o que resultou num encaixe de 145 mil euros para cada emblema.

 

Relacionados

Sporting

Mais Sporting

Mais Lidas

Patrocinados