Feche as persianas: qualquer exposição a luz durante o sono pode potenciar obesidade e problemas de saúde

CNN , Sandee LaMotte
24 jun, 09:00
Entre os sonhos que captaram a atenção dos cientistas estão relatos de pessoas que sonharam que não conseguiam sair de casa porque a maçaneta estava partida ou que não queriam mesmo sair de casa por causa de todo um cenário catastrófico para lá das paredes da habitação - e que até chegava a incluir ursos no jardim. (Pexels)

Novos estudos revelam que até a luz do telemóvel está a mais no quarto quando se trata de dormir.

Mesmo uma luz fraca pode perturbar o sono, aumentando o risco de graves problemas de saúde em adultos mais velhos, revela um novo estudo.

"A exposição a qualquer quantidade de luz durante o período de sono esteva correlacionada com a maior prevalência de diabetes, obesidade e hipertensão tanto em homens mais velhos como em mulheres", disse à CNN Phyllis Zee, autora sénior e chefe de medicina do sono na Northwestern University Feinberg School of Medicine, em Chicago.

"As pessoas devem fazer o seu melhor para evitar ou minimizar a quantidade de luz a que estão expostas durante o sono", acrescentou.

Um estudo publicado no início deste ano por Zee e pela sua equipa analisou o papel da luz no sono em adultos saudáveis na casa dos 20 anos. Dormir durante apenas uma noite com uma luz fraca, como uma televisão sem som, aumentou o açúcar no sangue e o ritmo cardíaco dos jovens durante a experiência de laboratório do sono.

Um ritmo cardíaco elevado durante a noite foi demonstrado em estudos anteriores como sendo um fator de risco para futuras doenças cardíacas e morte prematura, enquanto níveis mais elevados de açúcar no sangue são um sinal de resistência à insulina, o que pode, em última análise, levar à diabetes tipo 2.

A luz fraca entrou nas pálpebras e perturbou o sono dos jovens adultos, apesar de os participantes terem dormido com os olhos fechados, disse Zee. No entanto, mesmo essa pequena quantidade de luz criou um défice de sono de onda lenta e de movimento rápido dos olhos, as fases de sono em que ocorre a maior parte da renovação celular, acrescentou.

Medições objetivas

O novo estudo, publicado quarta-feira na revista Sleep, centrou-se nos idosos que "já estão em fase de maior risco de diabetes e doenças cardiovasculares", declarou a co-autora do estudo, Minjee Kim, professora assistente de neurologia na Escola de Medicina da Universidade Northwestern de Feinberg.

"Queríamos ver se havia uma diferença nas frequências destas doenças relacionadas com a exposição à luz durante a noite", explicou.

Em vez de levar as pessoas para um laboratório do sono, o novo estudo utilizou um cenário do mundo real. Os investigadores deram a 552 homens e mulheres entre os 63 e 84 anos um actiógrafo, um pequeno aparelho usado como um relógio de pulso que mede os ciclos do sono, o movimento médio e a exposição à luz.

"Estamos na realidade a medir a quantidade de luz a que a pessoa está exposta com um sensor no seu corpo e a comparar isso com a sua atividade de sono e acordar durante um período de 24 horas", disse Zee. "O que eu penso ser diferente e notório no nosso estudo é que temos dados realmente objetivos com este método".

Zee e a sua equipa disseram ter ficado surpreendidos ao descobrir que menos de metade dos homens e mulheres no estudo dormiam constantemente na escuridão durante pelo menos cinco horas por dia.

"Mais de 53% tinham alguma luz durante a noite no quarto", relatou. "Numa análise secundária, descobrimos que aqueles que tinham maiores quantidades de luz durante a noite eram também os mais propensos a ter diabetes, obesidade ou hipertensão".

Além disso, disse Zee, as pessoas que dormiam com níveis mais elevados de luz tinham mais probabilidades de ir para a cama mais tarde e de se levantarem mais tarde, e "sabemos que aqueles que adormecem tarde tendem também a ter um risco mais elevado de doenças cardiovasculares e metabólicas".

O que fazer

As estratégias para reduzir os níveis de luz à noite incluem o posicionamento da sua cama longe das janelas ou a utilização de sombras de janelas que bloqueiam a luz. Não leve computadores portáteis e telemóveis para o seu quarto, onde a luz azul que altera a melatonina pode perturbar o seu sono. Se os baixos níveis de luz persistirem, tente uma máscara de olhos para proteger os seus olhos.

Se tiver de levantar-se, não acenda as luzes se não for necessário, aconselhou Zee. Se o fizer, mantenha-as tão fracas quanto possível e iluminadas apenas durante breves períodos de tempo.

Os adultos mais velhos têm muitas vezes de levantar-se à noite para ir à casa de banho, devido a problemas de saúde ou efeitos secundários dos medicamentos, disse Zee, aconselhando o grupo etário que apagar todas as luzes pode colocá-los em risco de cair.

Nesse caso, considere o uso de luzes noturnas posicionadas muito abaixo do chão, e escolha luzes com uma cor âmbar ou vermelha. Esse espectro de luz tem um comprimento de onda maior e é menos intrusivo e perturbador para o nosso ritmo circadiano, ou relógio biológico, do que comprimentos de onda mais curtos, como a luz azul.

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