21:00, hora de ir para a cama. Como preparar o seu filho para o jardim de infância com rotinas de sono

CNN , Madeline Holcombe
23 jul, 18:00
Criança a ler uma história. Inti St Clair/Tetra images RF/Getty Images

Uma mochila, lancheira, lápis de cera e pelo menos 10 horas de sono todas as noites são tudo o que as crianças precisam para começar bem no jardim de infância, segundo um novo estudo.

Os investigadores monitorizaram a duração do sono dos jardins de infância ao longo de quatro períodos de uma semana e fizeram com que os professores das crianças avaliassem a sua transição para a escolaridade formal, de acordo com o estudo publicado recentemente na revista Pediatrics. Os professores não sabiam o quanto cada criança dormia durante a noite.

"Quanto mais consistentemente as crianças tiverem mais de 10 horas de sono durante a noite, melhores serão as relações entre pares, as relações com os professores, o desempenho académico geral e o reconhecimento visual de palavras e letras", disse o autor principal do estudo, Douglas Teti, ilustre professor e chefe do departamento de desenvolvimento humano e estudos familiares da Universidade Estadual da Pensilvânia, via email.

A Academia Americana de Medicina do Sono já sugere que as crianças do jardim de infância durmam de 10 a 13 horas de sono, mas isso é ao longo do dia e inclui as sestas.

Mas os resultados do estudo desafiam a orientação, na medida em que mostram que o maior indicador de ajuste bem-sucedido à escola era dormir regularmente pelo menos 10 horas durante a noite, declarou Teti.

"Isto sugere que 'compensar' o sono noturno inadequado, permitindo que a criança durma durante o dia, não vai ajudar na transição para o jardim de infância. É melhor ter mais de 10 horas de sono concentradas durante o período de sono noturno, e tentar tornar isso o mais consistente possível durante as noites", disse Teti.

Os métodos do estudo são consistentes e corroboram o que pode ser visto em contextos clínicos, bem como numa investigação pediátrica mais ampla, disse a psicóloga Ariel A. Williamson, especialista em sono pediátrico no departamento de psiquiatria infantil e adolescente e ciências comportamentais do Hospital Infantil de Filadélfia e professora assistente de psiquiatria e pediatria na Faculdade de Medicina Perelman da Universidade da Pensilvânia. Williamson não esteve envolvida no estudo.

Se tem um filho que vai para jardim de infância no outono, agora pode ser a altura de iniciar bons hábitos de sono. Ao longo do ano, foram os hábitos de sono da época que antecederam o jardim de infância que fizeram a maior diferença, segundo o estudo.

"A intervenção deve começar antes do jardim de infância começar em setembro", disse Teti. "Os pais devem fazer o que puderem para ajudar os filhos a conseguirem a maior parte, se não a totalidade do sono regularmente durante o período de sono noturno."

Uma rotina que ajuda as crianças a relaxar todas as noites pode ajudá-las a dormir o suficiente de forma consistente, dizem os especialistas.

Iniciar bons hábitos de sono

Os resultados do estudo não significam que crianças em idade pré-escolar ou as crianças mais novas devam começar a diminuir as sestas, que são importantes durante a infância, disse Teti.

"Para muitas crianças pequenas, dormir à tarde é típico em termos de desenvolvimento; no entanto, à medida que a transição do jardim de infância se aproxima, as famílias podem querer trabalhar no corte das sestas diurnas para consolidar o sono durante a noite", disse Williamson.

Se o seu filho está em transição para o jardim de infância, Teti sugere implementar uma hora fixa para ir dormir, às 21:00 ou mais cedo, e trabalhar para que a maior parte do sono da criança ocorra à noite.

Isso pode ser difícil para algumas famílias, especialmente quando os adultos têm horários de trabalho não normalizados, reconheceu. Nesses casos, Teti sugeriu arranjar apoio de outros cuidadores ou familiares.

Além de manter a hora de dormir mais cedo, pode ajudar evitar o uso de ecrãs, disse Teti. Ecrãs como televisores, videojogos e tablets devem ser completamente eliminados pelo menos 30 minutos antes de dormir, acrescentou.

Também é importante estar envolvido na hora de dormir, criar uma rotina que seja consistente e preparar a criança para a cama, disse Teti. Isso pode significar tomar banho, ler livros, falar em tom baixo e criar um ambiente calmo, sugeriu.

Esse horário regular tem revelado aumentar o tempo em que as crianças dormem durante a noite, disse Williamson.

"Estabelecer uma rotina consistente para dormir... poderia ajudar a incentivar um horário regular de sono e promover a duração ideal do sono durante a noite, especialmente na primeira infância", disse.

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