GNR apanha rede que roubava carros de alta cilindrada no estrangeiro para vender em Portugal

17 nov 2021, 12:05

Um homem, de 69 anos, foi detido e 14 veículos apreendidos na operação

O Comando Territorial de Viseu da GNR deteve esta terça-feira um homem de 69 anos, por posse de arma ilegal, no âmbito de um processo de furto de veículos de matrícula estrangeira, informou a instituição em comunicado.

Para além da detenção, a GNR identificou outros cinco homens, com idades compreendidas entre os 35 e os 56 anos.

De acordo com as autoridades, o esquema tinha origem em França e na Suíça, onde os veículos de alta cilindrada eram furtados ou dados com tal, sendo posteriormente transportados para Portugal, onde seriam desmantelados ou vendidos com outras matrículas, o que configura “os crimes de furto qualificado, burla a seguros, recetação, falsificação e fraude fiscal”.

Para além da detenção e identificações, a GNR apreendeu 14 veículos de alta cilindrada, duas caçadeiras e ainda várias matrículas e documentos associados às viaturas furtadas.

As buscas foram efetuadas nos distritos de Aveiro, Guarda, Braga e Viseu, tendo os factos sido remetidos para o Tribunal Judicial de Viseu.

No decorrer das diligências de investigação, foi dado cumprimento a sete mandados de busca domiciliária e a 252 buscas não domiciliárias, nomeadamente em oficinas e em locais onde os visados possuíam os veículos parqueados. As buscas decorreram nos concelhos de São Pedro do Sul, Viseu, Mangualde, Sernancelhe, Vagos, Vila Nova de Famalicão, Celorico de Basto e Seia", pode ler-se na nota.

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados