«Vamos colocar a Holanda em dificuldades», promete Fernando Couto

10 out 2000, 15:45

«Capitão» à beira da 72ª internacionalização

«Vamos colocar a Holanda em dificuldades». Foi com esta certeza que Fernando Couto surgiu na manhã hoje (terça-feira) perante os jornalistas, no papel de capitão da selecção nacional, para comentar o encontro que se realizará amanhã em Roterdão, pelas 19.30 horas, frente à Holanda. 

Apesar do empate com a República da Irlanda dificultar as contas da equipa nacional, Fernando Couto garantiu que «quanto ao empenho e à motivação o grupo nada tem a modificar e está tão covencido que pode obter um bom resultado aqui na Holanda como estava antes do jogo de sábado». 

O capitão da selecção admitiu que o resultado da Luz marcou a equipa, em especial «ao nível de pontos», mas salientou que quanto à exibição o grupo «já falou e está de acordo», considerando que Portugal «jogou bem mas não teve sorte, especialmente na forma como sofreu o golo». 

Analisando as características da selecção holandesa, nomeadamente o ataque em profundidade através de Kluivert e a exploração dos flancos com dois avançados nas laterais, Fernando Couto considerou que estes constituem «desafios complicados para a defesa, mas há que estar preparado para lidar com estes dois aspectos». O defesa garantiu ainda que a selecção «tem os processos defensivos bem rotinados» e está preparada para as dificuldades que os holandeses poderão criar. 

Questinado sobre qual das equipas que pode ser apontada como favorita para o jogo de amanhã, Fernando Couto respondeu de uma forma «comum mas sincera: este é um daqueles jogos em que há 50 por cento de hipóteses para cada lado». 

Couto é, neste momento, o segundo jogador português com maior número que internacionalizações. Se alinhar amanhã frente à Holanda, o defesa completará 72 jogos pela seleção, aproximando-se ainda mais de Vítor Baía, que até agora foi chamado a representar a equipa das quinas por 75 vezes. 

Questionado sobre a sua possível falta de rotina de jogo, já que o campeonato italiano só leva uma jornada, Fernando Couto salientou que já realizou «vários jogos da Taça de Itália e da Liga dos Campeões», relembrando que «o início de época em Itália é muito forte, pelo que a condição de todos os que jogam em Itália é, neste momento, boa». 

A selecção nacional treina ao final da tarde no estádio De Kuip, em Roterdão. Esta manhã o grupo viu o vídeo do jogo entre o Chipre e a Holanda, realizado no passado sábado, com o objectivo que completar a análise sobre a selecção dos Países Baixos.

Seleção

Mais Seleção

Mais Lidas

Patrocinados