Sites ingleses em estado de choque

13 jun 2000, 02:05

O Portugal-Inglaterra na Internet

Kevin Keegan e os jogadores da selecção inglesa não precisam de esperar pelos jornais da manhã para corar de vergonha com os comentários à sua exibição frente a Portugal. Basta ir à internet. Os inúmeros sites ingleses já se encarregaram de dissecar o jogo e encontrar muitos culpados, no meio de crónicas incrédulas e elogios rasgados a Portugal. 
 

Após o jogo site da BBC encaminhava a crónica do jogo para um link que dizia «post-mortem», enquanto na Skysports a derrota da Inglaterra parece ter alterado as noções de geografia: «Incrível recuperação da equipa mediterrânica», dizia a crónica do jogo nas páginas da televisão inglesa, subordinada ao mote «o começo de sonho da Inglaterra transformou-se num pesadelo».  

Por toda a Net se fala do sonho inglês transformado em pesadelo. «Descrentes após dois minutos, delirantes aos 18 m, apreensivos aos 21 m, perturbados 15 minutos depois e destruidos ao fim de menos de uma hora.» É assim que o Football365 retrata os sentimentos dos adeptos ingleses, numa crónica que recorda avisos anteriores sobre a falta de qualidade da equipa comandada por Kevin Keegan. Os ingleses procuraram culpados e encontraram muitos, de Seaman a Keegan, passando por Phil Neville.  

A derrota serviu para recordar outras catástrofes, nomeadamente o jogo do Mundial de 1970, quando a Inglaterra foi surpreendida pela então RFA, com a mesma marcha de marcador e o mesmo resultado. E para recordar as palavras de Rui Caçador sobre os problemas defensivos da Inglaterra. «De repente, aquelas palavras começaram a parecer justificadas», escreve o Soccernet.  

Os sites ingleses também rebuscaram nos arquivos para procurar memórias positivas. E, aí, lembraram o Mundial de 86, quando a Inglaterra perdeu com Portugal no jogo de abertura e, ainda assim, seguiu em frente. 

Ainda houve quem tivesse olhos para Portugal. «Os reis da reviravolta», titula o Sports.com, com uma foto de Nuno Gomes a festejar o golo e com um link para a crónica de jogo, cujo título é «Inglaterra surpreendida por Portugal orgulhoso». Os maiores elogios vão para Figo e Rui Costa, considerado o melhor jogador pela Reuters.  

Fora da Inglaterra, o tom é o mesmo - foi o melhor jogo do Europeu e Portugal deu uma lição de classe. «Portugal coloca-se entre os favoritos», diz o Canalplus, na crónica de um jogo que o site francês define como «louco, louco, louco». O jornal espanhol Marca destaca a «Machadada» que Portugal deu nas aspirações inglesas. 

O jogo foi abertura em todos os sites europeus e não só. A CNN também abriu o noticiário desportivo do seu «site» com a vitória portuguesa e com um comentário que compara a selecção nacional à do Brasil: «Os ataques fluidos e cortantes de Portugal terão feito o Brasil orgulhoso. Os portugueses merecem ser colocados ao mesmo nível do Brasil, pelo menos por esta noite.» 

As notícias também chegaram rapidamente ao Brasil. O Estado de São Paulo, o Jornal do Brasil e o Globo destacaram a «virada» portuguesa e o salto de «peixinho» de João Pinto naquele que consideraram o melhor jogo do Europeu até agora.

Seleção

Mais Seleção

Patrocinados