Portugal regressa a casa

16 ago 2000, 15:45

Selecção defronta hoje a Lituânia (19 h) em Viseu

A selecção nacional joga hoje em casa pela primeira vez depois do Euro-2000. No estádio Municipal do Fontelo, em Viseu, a partir das 19 h, a equipa portuguesa prepara, num encontro particular com a Lituânia, o arranque de nova campanha, a do Mundial-2002.  

A carreira da equipa portuguesa na Bélgica e na Holanda, onde a selecção atingiu as meias-finais da prova e empolgou a Europa do futebol, faz aumentar a euforia em torno da selecção e do jogo de hoje, mesmo se o adversário e o carácter particular do jogo não garantam que se reviva o ambiente épico do mês de Junho. 

O jogo marcará ainda a estreia de António Oliveira neste seu novo período à frente da selecção nacional. O treinador que levou Portugal até aos quartos-de-final do Euro-96 está consciente de que a fasquia está cada vez mais alta para a equipa portuguesa: «Esta selecção fez um bom campeonato da Europa, por isso as nossas responsabilidades são maiores. Mas o terceiro lugar não nos dá nenhum estatuto especial, só nos obriga a trabalhar mais.»  

Oliveira está pronto para assumir o desafio e, para já, garantir o apuramento para a fase final do Campeonato do Mundo, onde a geração de Figo, Rui Costa, Paulo Sousa e João Pinto nunca conseguiu chegar. «Só temos de ser humildes, porque esta geração tem muito sucesso, mas não pode passar ao lado de um campeonato do Mundo. É importante os jogadores dizerem: tive uma carreira brilhante e disputei um Mundial», 

O primeiro jogo da qualificação para o Mundial-2002 será já a 3 de Setembro, na Estónia. Portugal está integrado no Grupo 2, onde tem ainda por adversários a Holanda, República Irlanda, Chipre e Andorra. A fase de qualificação começa já hoje, com o encontro Estónia-Andorra. 

Equipa provável de Portugal para o jogo com a Lituânia: Vitor Baía; Nélson, Jorge Costa, Fernando Couto e Rui Jorge; Paulo Sousa e Vidigal; Figo, Rui Costa e João Pinto; Sá Pinto.

Seleção

Mais Seleção

Patrocinados