«Não tenho nada a perder», diz Abel Xavier

17 ago 2000, 13:40

Internacional português comenta recurso ao Tribunal Arbitral Abel Xavier diz que não tem nada a perder, pelo que irá o mais longe possível na contestação à suspensão de nove meses que lhe foi imposta pela UEFA. O advogado do internacional português apresentou recurso para o Tribunal Arbitral de Desporto.

Abel Xavier diz que irá «o mais longe possível» na tentativa de recorrer da suspensão de nove meses que lhe foi imposta pela UEFA, depois dos incidentes no Portugal-França da meia-final do Euro-2000. 

«Não tenho nada a perder, o que eu tinha a perder já perdi. Tenho a minha diginidade posta em causa», afirmou o internacional português ao Maisfutebol.  

Abel foi o único dos três jogadores portugueses castigados que não viu a sua pena reduzida, no primeiro recurso para a UEFA. O castigo de Nuno Gomes passou de oito para sete meses e o de Paulo Bento de seis para cinco. 

O advogado de Abel Xavier, Jean-Louis Dupont, que foi também o representante de Jean-Marc Bosman no caso judicial mais famoso de sempre do desporto, apresentou recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto. Abel ainda não tem conhecimento da entrada da documentação, mas diz que a estratégia combinada com o seu advogado passava pelo recurso a uma instância «imparcial». 

O tribunal em causa é uma instância com sede em Lausanne (Suíça), que foi criada para contornar a proibição da FIFA e da UEFA de resolver litígios em tribunal civil. É reconhecido por ambos os organismos e, em cada caso, integra um representante de ambas as partes. 

Abel recorda que o Everton, o seu actual clube, está de acordo com a contestação à decisão da UEFA. Um dos argumentos do jogador é precisamente o de que a suspensão do jogador de todas as competições internacionais prejudica também o clube. 

O Everton não participa na próxima temporada em qualquer competição europeia, mas alega que Abel podia transferir-se para um clube que o faça. 

«Eu sinto-me bem aqui no Everton, mas sei de antemão que podia haver clubes interessados», diz Abel, sem especificar quais: «São clubes que jogam na Liga dos Campeões e na Taça UEFA.» 

Por enquanto, o jogador fica à espera da decisão do seu caso, enquanto se prepara para o arranque da Premier League, já este fim-de-semana. «Estou motivado para o início da Premier League. A realidade este ano é diferente, até porque houve várias contratações, uma vez que eles pensavam que eu não voltava. Mas estou preparado para dar o meu contributo, quando for chamado.»

Seleção

Mais Seleção

Patrocinados