Críticas a Van Gaal na imprensa holandesa

12 out 2000, 13:10

Jornais europeus comentam vitória de Portugal A vitória de Portugal sobre a Holanda (2-0) foi notícia por toda a Europa, que elogia a actuação da selecção nacional mas sobretudo não poupa críticas à Holanda. A imprensa holandesa centra os reparos no treinador Van Gaal, enquanto a espanhola se centra no confronto entre Figo e os seus ex-companheiros de equipa do Barcelona.

A imprensa holandesa não poupou críticas a Louis Van Gaal, depois da derrota de ontem (quarta-feira), por 0-2, frente à selecção portuguesa. Os jornais da Holanda apontam Van Gaal como o principal culpado pela derrota da equipa «laranja», em especial por realizar experiências com jogadores que normalmente não são chamados à selecção. 

Para o jornal «De Volkskrant», o ex-treinador do Barcelona cometeu «erros tácticos e riscos desnecessários que levaram a uma derrota vergonhosa», adiantando que o seleccionador «brincou com o fogo» e isolou Portugal na frente da corrida para o Mundial de 2002. 

Já o diário «De Telegraaf» salientou que depois do inesperado empate, por 2-2, frente à República da Irlanda, a derrota com Portugal surge como «um balde de água fria» para as esperanças holandesas. O «De Telegraaf» recorda que a Holanda apenas conseguiu conquistar um ponto em dois jogos em casa, pelo que surge em quarto lugar na classificação do grupo 2, ficando muito aquém das expectativas dos adeptos. 

Mas por toda a Europa se falou na vitória portuguesa sobre a Holanda. O diário espanhol «El País» destacou o «cocktail explosivo» formado por Figo, Rui Costa, Sérgio Conceição e Pauleta em contraste com a «vulnerabilidade defensiva» da selecção holandesa que, no jogo de ontem, «completou a sua calamitosa actuação com uma impotência atacante».  

O diário espanhol não poupou críticas à equipa «laranja», considerando que os jogadores demonstraram um «desespero inapropriado», bem como uma «clara inferioridade táctica», em alusão ao novo projecto de Louis Van Gaal. 

Já o jornal «El Mundo Deportivo» aludiu às possíveis lesões de Marc Overmars e Patrick Kluivert, que poderão estar ausentes no encontro entre o Barcelona e a Real Sociedad. O «Mundo Deportivo» salientou ainda «a extraordinária partida de contenção e contra-ataque» realizada por Portugal e, claro, dando especial destaque à prestação de Luis Figo. Tal como o diário «As», cujo título na primeira página é «Figo derrota Holanda». 

A partida «convincente» realizada pela selecção portuguesa foi evidenciada pela imprensa inglesa e, em especial pelo «Daily Soccer», que considerou que «Portugal foi o mais activo e organizado do dois semi-finalistas do Euro-2000», dando especial destaque aos golos de Sérgio Conceição e Pauleta, considerado como a figura do jogo. 

Finalmente, a imprensa italiana deu principal destaque à actuação de Sérgio Conceição considerando que, com o golo de ontem frente à Holanda, o médio do Parma se tornou num «tomba gigantes», em alusão aos três golos marcados frente à selecção alemã durante o Euro-2000.

Seleção

Mais Seleção

Mais Lidas

Patrocinados