Segurança Social paga hoje abono de família já com aumentos

ECO - Parceiro CNN Portugal , Isabel Patrício
16 jan, 07:19
"Não entendo tanta greve": Segurança Social encerrou em Lisboa e finanças da Covilhã com constrangimentos devido a greve

Abono de família sobe 22 euros este ano. Transferência feita esta terça-feira pela Segurança Social já chega com novo valor. Medida abrange 1,1 milhões de crianças e jovens, segundo o Governo

A Segurança Social paga esta terça-feira, por transferência bancária e vale de correio, o abono de família, incluindo já os aumentos que ficaram previstos no Orçamento do Estado. Em causa está um reforço de 22 euros, que deverá abranger mais de um milhão de beneficiários.

“Tome nota. A 16 de janeiro, o abono de família é pago com valor atualizado. Se é beneficiário, registe ou mantenha o seu IBAN atualizado na Segurança Social Direta”, anunciou o Ministério do Trabalho.

No Orçamento do Estado para este ano, ficou previsto um “reforço estrutural” desta prestação social, na sua componente base, em 22 euros mensais.

É o equivalente a mais 264 euros por ano, destacou o Governo, no relatório que entregou no Parlamento. Isto para quem tenha prestação atribuída até ao quarto escalão.

“Deste modo, verifica-se um aumento real e significativo das prestações de abono de família. Pretende-se, com este aumento, integrar o apoio extraordinário de 15 euros mensais atribuído ao longo de 2023, bem como refletir a evolução dos preços do cabaz alimentar essencial”, explicou o Executivo de António Costa, nesse mesmo documento.

No total, deverão ser abrangidas por este reforço 1,15 milhões de beneficiários, tendo a medida um impacto orçamental previsto de 320 milhões de euros.

Importa notar que a partir de abril a atribuição do abono de família deverá passar a ser automática, segundo o Ministério do Trabalho.

Ou seja, a Segurança Social passará a comunicar às famílias que têm direito ao abono, cabendo as estas confirmarem os dados e a vontade de receberem esta prestação. Atualmente, o abono de família deve ser pedido pelos pais através da plataforma online da Segurança Social ou nos serviços presenciais.

Relacionados

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados