O pedido da central nuclear: “Americanos, fechem o espaço aéreo da Ucrânia. Por favor ajudem-nos!”

4 mar 2022, 03:43
Ucrânia: Central de Zaporizhzhia, em Enerhodar (Fonte: NEXTA)

Porta-voz da central nuclear de Zaporizhzhia diz que russos continuam a disparar a partir do ar e da terra, e que as unidades 1 e 2 estão danificadas. Uma das unidades não está a funcionar, há fogos em vários edifícios, mas não nos reatores

 

“Pedimos aos americanos que fechem o espaço aéreo da Ucrânia. Por favor ajudem-nos!” - o apelo, dramático, foi feito pelo porta-voz da central nuclear de Zaporizhzhia, entrevistado em direto pelo jornalista Anderson Cooper, da CNN.

Andrii Tuz, porta-voz da central nuclear atacada esta noite pelas forças russas, garante que as instalações continuam sob controlo das autoridades ucranianas, mas alertou que o local continua sob ataque dos russos e que “a qualquer momento isto pode resultar num acidente nuclear.”

 

Duas unidades atingidas, uma inoperacional

 

“Muitos edifícios estão danificados e a arder. Uma das seis unidades está inoperacional”, relatou Tuz. De acordo com esta testemunha, as instalações têm sido continuamente atingidas por ar e por terra, por “muito, muito armamento”. E os bombeiros estão impedidos de entrar para combater as chamas.

Há diversos fogos nos edifícios da central nuclear, mas não no local dos reatores nucleares, disse o funcionário da central nuclear. 

Tuz confirmou que todas as seis unidades da central nuclear “estão carregadas com combustível nuclear” e deu conta de que “as unidades 1 e 2 estão danificadas”.

No momento em que terminou a entrevista, Andrii Tuz despediu-se com estas palavras: “Obrigado. Ajudem-nos, por favor.”

Europa

Mais Europa

Patrocinados