A história por trás da foto de Messi e Ronaldo que deixou a Internet louca

20 nov 2022, 15:00
A foto da Louis Vuitton que junta Messi e Ronaldo

Sentados frente a frente e a jogar xadrez. Na legenda, uma frase, "A vitória é um estado de espírito". A fotografia faz parte da campanha de uma marca de luxo e tem a assinatura de Annie Leibovitz, mas é muito mais do que isso

"A vitória é um estado de espírito", "A vitória está na mente". Ronaldo e Messi publicaram nas suas contas de Instagram uma imagem, ao mesmo tempo, e a Internet ficou louca. Em pouco tempo, conseguiu milhões de gostos.

Sentados frente a frente e a jogar xadrez. A imagem faz publicidade à marca de luxo Louis Vuitton, que também divulgou a fotografia da autoria de Annie Leibovitz na sua conta de Twitter. Uma campanha bem planeada que se tornou viral em pouco tempo: pelos protagonistas, pelo contexto do mundial e pelas mensagens subliminares.

Na publicação, a marca resumiu a imagem de uma forma simples e clara, no dia antes do arranque do Mundial de 2022 no Catar: "Além de uma longa tradição na produção de malas para os troféus desportivos mais cobiçados do mundo, a Casa de Moda homenageia dois dos jogadores de futebol mais talentosos da atualidade."

Ronaldo e Messi juntos, sem nunca se cruzarem

Um pequeno vídeo sobre os bastidores da fotografia circula nas redes sociais, mostrando parte do que se passou atrás das câmaras de Leibovitz. Nas imagens, tanto Ronaldo como Messi falam da experiência, mas não só.

"Este é meu quinto mundial", afirma Ronaldo. "Este é meu quinto mundial", responde Messi. Mais um ponto comum entre os dois grandes jogadores que ajuda a explicar este "jogo de tabuleiro".

Sentados num baú da LV, Messi e Ronaldo respondem a algumas perguntas, enquanto se revelam imagens dos bastidores e das sessões fotográficas. Mas em momento algum é possível ver os dois atletas juntos. Montagem? Estratégia de marketing para alimentar a dúvida? Oficialmente, nada foi revelado. 

E porque o tema é "a vitória é um estado de espírito", ambos recordam as vitórias que mais os marcaram na vida.

Mas o melhor mesmo é ver o vídeo.

E nem o posicionamento das peças de xadrez foi aleatório. Reproduz, aliás, um conhecido jogo entre Magnus Carlsen e Hikaru Nakamura, em 2017, que terminou empatado.

A foto do século?

A imagem tornou-se viral em pouco tempo e poderá mesmo tornar-se numa das imagens com mais "gostos" do Instagram. Em cerca de 30 minutos alcançou os 10 milhões de "likes". Os fãs descrevem a imagem como "a foto do século" ou "a imagem do ano". Poucos parecem ter ficado indiferentes.

Na verdade, em pouco tempo, muitos dizem ter encontrado a motivação da imagem e da campanha. No Twitter foram partilhadas outras imagens, como uma do Mundial de 2018, em que é visível o troféu guardado numa mala da Louis Vuitton.

 

E basta ver os comentários nas publicações de Ronaldo e Messi para se perceber que nem o mundo do futebol ficou indiferente. Vários jogadores comentaram a fotografia.

 

E além dos dez milhões de "gostos" em 30 minutos, a imagem soma já mais de 50 milhões de "gostos", juntando as duas contas de Instagram dos jogadores.

Ronaldo

Mais Ronaldo

Patrocinados