Festival Rock in Rio Lisboa 2024 muda de casa e diz adeus ao Parque da Bela Vista

Agência Lusa , PP
12 out 2023, 10:53
Rock in Rio 2022 (Tiago Petinga/Lusa)

A 10.ª edição, que assinala os 20 anos da presença deste festival brasileiro em Portugal, está marcada para os dias 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024 e vai acontecer no Parque Tejo que acolheu a JMJ. Já há um nome confirmado

O próximo festival Rock in Rio Lisboa, marcado para junho de 2024, vai transitar do Parque da Bela Vista para o Parque Tejo Trancão, que acolheu este ano a Jornada Mundial da Juventude, anunciou hoje a organização.

A 10.ª edição do Rock in Rio Lisboa, que assinala os 20 anos da presença deste festival brasileiro em Portugal, está marcada para os dias 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024.

O cantor Ed Sheeran atuará no dia 16 de junho, no Palco Mundo - é o primeiro nome confirmado desta edição. 

O Rock in Rio Lisboa realizou-se pela primeira vez em 2004, no Parque da Bela Vista, um terreno arborizado, com um anfiteatro natural, onde foi erguida a "Cidade do Rock". Desde então tem acontecido de dois em dois anos, excetuando em 2020 devido à pandemia da covid-19.

Em junho passado, quando foram divulgadas as datas da 10.ª edição, a organização falou no regresso ao Parque da Bela Vista, mas hoje foi anunciado, em conferência de imprensa, que a “Cidade do Rock” será montada no Parque Tejo Trancão, um dos recintos que acolheu em agosto a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), e que fica situado na zona norte do Parque das Nações.

No Parque Tejo Trancão, cuja área é repartida entre os municípios de Loures e de Lisboa, foi construído um ‘palco-altar’ para a JMJ, que esteve envolto em polémica devido ao investimento municipal inicialmente previsto de 4,2 milhões de euros, e que acabou depois reduzido para 2,9 milhões de euros.

Durante a JMJ, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, disse, em declarações à RTP, que o ‘altar-palco’ seria utilizado, “no futuro, para 'shows', para tudo aquilo que sejam grandes eventos”.

Em setembro, a zona de Loures do parque acolheu a Semana Académica de Lisboa, que estava marcada entre os dias 22 e 30, mas acabou por ser interrompida no dia 26 e adiada para maio de 2024.

Na altura em que a organização anunciou o adiamento, fonte da Câmara Municipal de Loures disse à Lusa que “não houve conversações” para que em maio de 2024 o evento tenha lugar, e que as obras previstas no local para a construção do futuro parque verde “inviabilizaria a realização do evento”.

Em 2022, o festival Rock in Rio Lisboa contou com cerca de 287 mil pessoas em quatro dias de concertos, segundo contas da organização.

 

Música

Mais Música

Mais Lidas

Patrocinados