Idade obriga rei Harald da Noruega a reduzir permanentemente o número de atos oficiais

22 abr, 11:44
Rei Harald V (Associated Press)

Monarca voltou ao trabalho esta segunda-feira

O rei Harald da Noruega, de 87 anos, vai reduzir permanentemente o número de actividades oficiais em que participa, informou a Casa Real esta segunda-feira.

Em comunicado, a Casa Real anuncia que o rei voltou ao trabalho esta segunda-feira mas que "serão introduzidas algumas alterações no seu programa de atividades" que passam por uma "redução permanente" do número de ativides.

"A partir de hoje, quando o Rei regressar ao trabalho, retomará as suas funções constitucionais de Chefe de Estado, realizará reuniões e audiências no Palácio, bem como visitas oficiais à Noruega. No entanto, devido à sua idade, o Rei fará ajustamentos ao seu programa no futuro. Tal implicará uma redução permanente do número e do âmbito das atividades em que o rei participa. Serão igualmente tomadas medidas práticas para a realização da sua atividade oficial", lê-se na nota.

O rei Harald V da Noruega saltou para as manchetes dos jornais quando, no final de fevereiro, foi hospitalizado por causa de uma infeção quando se encontrava de férias na Malásia. Aos 87 anos, Harald V é atualmente o monarca mais velho da Europa, depois de ter subido ao trono em 1991, após a morte do seu pai, o rei Olav, em 1991, e já fez saber que não tem qualquer intenção de abdicar do trono, apesar dos sucessivos problemas de saúde.

"Como o pai e o avô antes dele, o rei Harald adotou o lema 'Damos tudo pela Noruega'", lê-se no site oficial.

E é, talvez, por se reger por esse mote que recentemente, quando viu a prima, a rainha Margarida da Dinamarca, abdicar para o filho, que fincou pé e deixou o aviso que não tinha planos para abdicar.

"Não, de facto não o tenho [planos para abdicar]. Mantenho o que sempre disse. Fiz um juramento ao Storting, que é para toda a vida", afirmou em janeiro, referindo-se à promessa que fez ao parlamento norueguês quando subiu ao trono em 1991.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados