Há um admirável mundo novo acelerado pelo mobile e alimentado nas redes sociais, que oferece aos consumidores de futebol possibilidades ilimitadas de viver a paixão pelo jogo e pelos seus ídolos
Há um admirável mundo novo a mover-se, de forma inexorável, no mundo virtual. E isso altera a forma como o futebol é sentido e consumido pelos adeptos.O crescimento da internet já passou por várias fases e o Maisfutebol
A experiência de ver um jogo e de viver a paixão pelo futebol tem mudado, à medida que essa evolução tem aumentado de velocidade e intensidade.
Nas redes sociais, clubes e jogadores têm milhões de fãs, em número que certamente cresceu entre o início e o fim deste artigo.
Essa legião de seguidores não se limita a ser uma mera demonstração passiva de admiração. Cria novos produtos, novas relações, acrescenta valor. Dá oportunidades a empresas de marketing, gestores de projetos, investigadores e programadores.
Fenómenos globais, experiências novas
Cristiano Ronaldo é, também neste aspeto, um fenómeno único: com os seus 103 milhões de fãs no Facebook
Nos clubes, Barça e Real disputam a liderança a nível mundial nas redes sociais, com o Barcelona a ter ligeira vantagem como instituição, mas o Real Madrid a levar a melhor na guerra privada CR7/Messi (Ronaldo tem quase mais 30 milhões de fãs no Facebook que Messi
Pepe e Coentrão à boleia do «efeito Real Madrid»
Esse efeito Real Madrid leva, também, a que Pepe e Fábio Coentrão tenham resultados espetaculares nas redes sociais.
Se o central luso-brasileiro, com 9,8 milhões de fãs no Facebook, é já uma referência como defesa a nível mundial há alguns anos, no caso de Fábio Coentrão (5,68 milhões)
O «second screen» não está só no sofá
Duarte Canário, «marketing consultant» na Inesting, formado em Economia na Universidade do Algarve, explica: «A experiência de seguir um jogo de futebol está a mudar. A utilização de aparelhos mobile durante os jogos aumentou 250% nos últimos quatro anos. Tal como acontece no nosso cérebro, há um lado esquerdo, mais frio, que nos leva a pedir factos e estatísticas que o ajudem a compreender o jogo e há um lado direito, mais quente, que nos leva a partilhar sentimentos sobre o evento que estão a assistir».
Nessa dicotomia, que Duarte Canário expôs em seminário recente sobre meios digitais e futebol, o lado esquerdo será a utilização do mobile, o lado direito o ecrã de televisão que exibe o jogo. Mas também pode ser o próprio relvado, porque o «second screen» não ocorre apenas no sofá em frente ao televisor, também pode ser nas bancadas do estádio.
Está a ser cada vez mais assim, aliás...
(Josh Pratt, um jovem adepto do Chelsea, em abril passado, teve esta ideia: segundos antes de Frank Lampard marcar, de penálti, o golo 250 pelos Blues, no triunfo 3-0 frente ao Stoke, virou-se de costas para o jogo, tirou uma selfie enquadrada com o remate do médio hoje no City e postou o momento histórico...)
Estatísticas gerais de um jogo, o andamento de outros jogos, informações sobre um jogador, estatísticas detalhadas, jogos interativos em tempo real (apostas sobre comportamentos antes de um penálti, remates...), avaliar o desempenho de um treinador, tanto mais. Quase tudo, hoje, pode acontecer nessa experiência «second screen» durante um jogo de futebol.
A Major League Soccer americana tem feito crescer o seu leque de seguidores pela interação dos adeptos com o jogo. E os resultados estão à vista: os EUA são já o país com mais fãs de futebol no Facebook (60 milhões), muito acima de Brasil (50 milhões), México (25 milhões) e Turquia (22 milhões).
A federação de África do Sul está a ir mais longe e até desenvolve a iniciativa «Be the Coach» (Sê o treinador), em parceria com a Carling Black Label, marca de cerveja que tem o naming
A FORÇA QUE O DIGITAL JÁ TEM NO MUNDO DO FUTEBOL:
-- O minuto com mais tweets
-- o Mundial-2014 no Facebook
-- A Champions League será, em breve, a competição internacional que mais atenções desperta em nas redes sociais
PLANETA CRISTIANO RONALDO:
-- Cristiano Ronaldo
-- CR7 está, até, acima de qualquer clube. Com os seus 103,6 milhões, bate o Barcelona
-- O capitão da Seleção e estrela do Real, Bola de Ouro 2013 (e provavelmente, de 2014 também...) tem 31,9 milhões de seguidores no twitter e dez milhões de seguidores no Instagram
-- Tamanha audiência e legião de fãs até já levou à criação de uma rede social própria: a «Viva Ronaldo»
O MUNDO DIGITAL NO FUTEBOL PORTUGUÊS:
-- O Benfica
-- Fábio Coentrão tem mais do dobro de fãs no Facebook que o Benfica. O lateral-esquerdo tem 5.682.045, o Benfica 2.675.161. Efeito Real Madrid (e um pouco a Seleção também) explica este resultado espetacular para Coentrão; Pepe (9,8) e Nani (6,6) batem os maiores clubes portugueses por dimensões ainda maiores
-- Ricardo Quaresma
-- Das dez maiores páginas portuguesas no Facebook, nove (!) são de futebol: Cristiano Ronaldo, Pepe, Nani, Fábio Coentrão, Benfica, FC Porto, Ricardo Quaresma, Raul Meireles e Sporting
-- A única página portuguesa não futebolística no top ten é da Chiado Editora