-52,3ºC no extremo oeste, 38ºC a sul: China bate recorde de maior diferença de temperatura no mesmo dia

23 fev, 17:26
Neve em Xinjiang, China (AP Photo/Xinhua, Shen Qiao)

Amplitude térmica de 90,3 graus Celsius é a mais alta alguma vez registada

A China registou no passado fim de semana a maior diferença de temperatura alguma vez verificada no mesmo país num só dia.

De acordo com o jornal Guardian, a região de Xinjiang, no extremo oeste do país, registou a sua temperatura mais baixa de sempre no dia 18 de fevereiro: -52,3 graus Celsius. Este valor ficou um pouco acima do recorde nacional chinês, de -53 graus Celsius, medido em janeiro do ano passado na região de Heilongjiang, no extremo nordeste do país.

Também a 18 de fevereiro, a localidade chinesa de Badu, no sul do país, registou uma temperatura de 38 graus Celsius, fazendo com que a amplitude térmica na China nesse dia se situasse nos 90,3 graus Celsius.

Segundo o Guardian, este valor superou a diferença de temperatura mais alta verificada no mesmo país no mesmo dia até então - tinha acontecido nos Estados Unidos em janeiro de 1954, em um grau Celsius.

Em Portugal, as temperaturas não estão tão extremas, mas a depressão Louis já chegou ao país e com ela trouxe neve ao Norte. De acordo com o IPMA, era esperada a "ocorrência de neve acima de 800 metros nas regiões Norte e Centro a partir do final da tarde de dia 22" e foi o que aconteceu, pelo menos em Trás-os-Montes e no Minho.

Vídeos divulgados pela página de Facebook da Meteo Trás os Montes mostram a Serra da Padrela, no Alto Tâmega e Barroso, pintada de branco depois de um forte nevão na região.

Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo até às 09:00 deste sábado, devido à previsão de queda de neve acima dos 800 metros, com acumulação acima de 1000 metros.

O aviso passa para laranja entre as 18:00 desta sexta-feira e as 09:00 de sábado nos distritos de Viseu, Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Guarda e Castelo Branco, prologando-se nestes dois últimos até às 18:00.

Clima

Mais Clima

Patrocinados