Karter Mendes, o ilusionista de Braga que o PSD quer homenagear no parlamento

1 jun 2022, 19:07
Karter Mendes. Imagem: Facebook

A bancada social-democrata apresentou um voto de congratulação a Manuel Sousa Louro Mendes, um “Artista Bracarense que perfaz em 2022 CINQUENTA ANOS”, lê-se no texto que deu entrada com data de 1 de junho. A proposta suscitou alguma estranheza por parte de outras bancadas parlamentares

“Karter Mendes, um mágico natural de Braga que faz este ano 50 anos de carreira, é o voto número 78 - que dá entrada nesta XV legislatura pelas mãos de um grupo de deputados do PSD que propõe ao parlamento que se congratule com a efeméride assinalada, tal como a reconhecem 'todos aqueles que assistiram/assistem aos seus espetáculos, que rondam na sua totalidade já cerca de seis mil”, segundo faz notar a proposta.

O texto resume a biografia do artista, que, enquanto jovem, “não perdia uma oportunidade, sempre que uma Companhia Circense fazia paragem na capital do Minho, para assistir a um espetáculo, muitas vezes observando entre  as estruturas do Circo e as lonas que lhe davam cobertura aquela que veio a ser a sua paixão pelo Ilusionismo”.

Ainda segundo o PSD, “a arte da Magia consagrou-o enquanto Artista popular, como um MÁGICO de excelência, por todos aqueles que já o puderam aplaudir”.

Na exposição de argumentos são referidos vários títulos atribuídos em reconhecimento ao artista, fundador de associações culturais e promotor de iniciativas de solidariedade, propondo-se por isso ao parlamento a congratulação “pela celebração dos CINQUENTA  ANOS de atividade Artística do Mágico Karter Mendes, saudando a sua longevidade,  humanismo e o altruísmo sempre colocados nos objetivos da sua exemplar carreira”.

Como primeiro subscritor surge o deputado Firmino Marques, eleito por Braga.

O texto, sabe a CNN/TVI, suscitou alguma estranheza por parte de outras bancadas parlamentares.

Na anterior legislatura, o Parlamento chegou a colocar a hipótese de limitar os votos que cada partido pode apresentar, mas a sugestão, que o próprio PSD defendia, não avançou na revisão do regimento.

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados