"Boa sorte, boa sorte, eu te desejo de todo o coração": a história do 'hit' orelhudo que virou hino de campanha de Pedro Nuno

5 mar, 10:00

"Não foi uma encomenda". Foi antes um presente ao partido. Zé Barbosa improvisou, mas a canção ficou nos ouvidos de todos. De tal forma, que na caravana socialista já não há quem resista ao refrão. Deu às arruadas do PS uma energia que ela não tinha nos primeiros dias

Se não é de Matosinhos, talvez nunca tenha ouvido falar de Zé Barbosa. Mas se é socialista, quase de certeza que já ouviu a música dele. É que a canção que dedicou ao secretário-geral do PS no mercado de Angeiras, no primeiro domingo de estrada, virou hino de campanha.

Daqueles tão orelhudos, mas tão orelhudos, que não há quem lhe resista. Ao cruzar o país com a caravana socialista, é ver jovens e idosos a cantar "Boa sorte, boa sorte, eu te desejo de todo o coração".

Zé Barbosa tem 36 anos de estrada enquanto cantor popular. É, diz com orgulho, "o artista mais antigo nas festas da cidade de Matosinhos". E é possível também encontrá-lo pelos palcos da Suíça, Luxemburgo, Irlanda, França ou Alemanha.

Este sucesso, entretanto aproveitado pelo PS, "nasceu de uma brincadeira". Enquanto militante do partido, foi chamado para animar a campanha em Angeiras. E na hora de se cruzar com Pedro Nuno Santos, decidiu improvisar numa das canções em que estava confiante.

O que veio a seguir espantou-o, emocionou-o. Ao chegar ao Pavilhão de Congressos de Matosinhos, para a iniciativa seguinte da campanha, começou a receber os parabéns. Foi Augusto Santos Silva. Foram os pais de Pedro Nuno Santos. E o próprio Pedro Nuno. "Disse que a música está fantástica. Ele gostou desta música, adorou".

Ficou tão no ouvido que Zé Barbosa a quis oferecer ao partido. Foi para o estúdio. E, no sábado seguinte, no mesmo dia em que António Costa entrou na campanha socialista, o "Boa sorte, boa sorte" regressou à caravana. Numa versão profissional, que tocou no Pavilhão Rosa Mota. "Não foi uma encomenda", explica.

Zé Barbosa tem muitas histórias para contar com os líderes socialistas. Já entrou nas campanhas de José Sócrates e Manuel Alegre. "Já pus o António Costa a dançar 'A Mão na Cabecinha' no mercado da Póvoa do Varzim".

Quando lhe dizemos que há pessoas em vários pontos do país a cantar "Boa sorte, boa sorte, eu te desejo de todo o coração", Zé Barbosa emociona-se. "Ai meu Deus". É artista a tempo inteiro. “Agora vou a Lisboa a custo zero para ajudar os bombeiros voluntários de Caneças, que estão aflitos para comprar uma ambulância”.

E vai até onde o chamarem. Mesmo se o convite vier da caravana de Luís Montenegro? "Claro que sim. Tenho a minha opção política, mas como artista sou neutro". Não esconde, contudo, a vontade de voltar à estrada com o PS em qualquer parte do país. "Nem que vá até à China, se me convidarem, vou".

É que Zé Barbosa, conta, vive mesmo ao lado do aeroporto. "Quando vou ao estrangeiro, ando a pé e estou no aeroporto". À CNN surpreende com uma dedicatória, que replicamos abaixo:

Obrigado CNN
A vocês vou improvisar
Agradeco vosso trabalho na arte de informar.

CNN e jornalistas
Me mantenho bem informado
Todo os profissionais dão grandes entrevistas
O meu muito Obrigado

Registo de Zé Barbosa com Pedro Nuno Santos

E agora, a letra do 'hit' socialista na íntegra

Refrão: Boa Sorte boa sorte eu te desejo de todo o Coração 2×

Hó Pedro Nuno Santos
O povo te merece
Tu és o nosso líder
Gritamos viva o PS
Viva o nosso PS
Cantam as multidões
Pedro Nuno Santos
Vai ganhar as eleições
         
Hó Pedro Nuno Santos
Homem nobre com história
Tem apoio de Portugal
Teu rumo é a vitória
Portugal meu pais
Hó terra dos meus encantos
Falo isto com verdade
Apoiamos Pedro Nuno Santos


Força líder e amigo
Escuta bem isto
Portugal está contigo
Vais ser Primeiro ministro
Hó Pedro Nuno Santos
Homem nobre com história
Tens apoio de Portugal
Teu rumo é a vitória

Viva o nosso PS
Cantam as Multidões
Nosso Pedro Nuno Santos
Vai ganhar as eleições
Hó Pedro Nuno Santos
Este Povo te merece
Tu és o nosso líder
Gritamos viva o PS

Relacionados

Partidos

Mais Partidos

Mais Lidas

Patrocinados