"É um negócio interessante". Presidente da República sem objeções de princípio a eventual privatização total da TAP

Agência Lusa , BCE
21 set 2023, 22:36
TAP (imagem Getty)

Esta semana, o primeiro-ministro colocou a hipótese, entre diferentes cenários, de se privatizar a totalidade do capital da TAP

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, declarou esta quinta-feira não ter, por princípio, objeções a uma eventual privatização total da TAP, se for "a melhor solução" em termos económicos e financeiros e dependendo das condições.

Questionado pelos jornalistas sobre essa hipótese, admitida na terça-feira pelo primeiro-ministro, António Costa, o chefe de Estado respondeu: "Eu percebi que era uma hipótese aberta pelo Governo, quer dizer, que podia ir até à privatização total".

"Também percebi o que já tinha dito várias vezes, que há mais interessados do que se pensava, o que quer dizer que é um negócio interessante. Não são apenas os clássicos, mas são outros. É bom sinal", considerou.

Interrogado se tem ou não alguma objeção a uma eventual privatização total da TAP, Marcelo Rebelo de Sousa declarou: "Se for economicamente, financeiramente, do ponto de vista português, a melhor solução, é a melhor solução".

"Dir-se-á: mas o Estado deve ter instrumentos de intervenção. É possível haver privatização com instrumentos de intervenção. Portanto, depende das condições da privatização", acrescentou.

Segundo o Presidente da República, "qualquer Estado tem o cuidado de garantir condições mínimas de acompanhamento e de controlo", mas interrogou: "Isso é compatível com a privatização integral? Pode ser ou não ser. Veremos as condições".

Relacionados

Política

Mais Política

Patrocinados