Gasóleo e gasolina subiram todos os dias desta semana

22 abr 2022, 16:48

Combustíveis não sobem só às segundas-feiras. Como se viu esta semana: grão a grão, subiram todos os dias

São pequenos grãos, sim, mas ao longo desta semana o gasóleo simples e a gasolina simples 95 subiram de preço todos os dias. O que faz relembrar que não é apenas às segundas feiras que os preços são alterados.

Se na segunda-feira, os preços médios do gasóleo simples subiram 2,8 cêntimos face à véspera, os aumentos diários continuaram até quinta-feira, sempre nas décimas de cêntimo. No total, o aumento de domingo para quinta-feira foi de 3,5 cêntimos, para um preço médio em Portugal continental de 1,888 euros por litro.

O mesmo na gasolina. Na segunda-feira, os preços da gasolina simples 95 aumentaram apenas 1,4 cêntimos, mas os pequenos aumentos decimais continuaram todos os dias, para fecharem na quinta-feira, face a domingo, mais caros 1,8 cêntimos, para um preço médio em Portugal de 1,959 euros por litro.

Mais uma vez, constata-se que é no gasóleo que se verificam maiores variações nos preços.

Estes são dados médios dos preços de venda finais praticados em Portugal, publicados diariamente pela Direção-Geral de Energia e Geologia. E deixam claro que, embora o foco nas variações de preços esteja nas segundas-feiras, dias em que, por tradição, as gasolineiras fazem as alterações mais substanciais aos preços, eles na verdade são ou podem ser alterados todos os dias.

Note-se ainda que há grandes variações, que chegam a dezenas de cêntimos por litro, dentro do país no mesmo dia. Tipicamente, as bombas mais caras são as das autoestradas e as dos centros das grandes cidades, sendo as mais baratas as ligadas a cadeias de supermercados.

Os preços médios de venda ao público dos combustíveis esta quinta-feira foram os seguintes:

- Gasóleo simples: 1,888 euros por litro
- Gasóleo especial: 1,918 euros por litro

- Gasolina simples 95: 1,959 euros por litro
- Gasolina especial 95: 1,984 euros por litro

- Gasolina 98: 2,099 euros por litro
- Gasolina especial 98: 2,122 euros por litro

LEIA TAMBÉM
Como poupar nos combustíveis: que gasolineiras dão descontos? Onde se poupa mais?
Presidente da Galp à CNN Portugal: “Sim, estamos a ganhar dinheiro e a guerra fez subir os preços”

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados