Como poupar nos combustíveis: que gasolineiras dão descontos? Onde se poupa mais?

21 abr 2022, 07:30
Combustíveis (EPA)

Sabia que pode poupar até 24 cêntimos por litro na Galp? E que se abastecer ao fim de semana na Repsol pode poupar 6 cêntimos por litro? Que na BP os descontos por posto de abastecimento e aplicam-se apenas nos dias indicados? E que os assinantes da Deco têm descontos na Cepsa? Conheça os descontos nas maiores redes de gasolineiras - e o que é que eles implicam.

Na hora de abastecer, todo os descontos são poucos, principalmente quando os combustíveis já passaram a marca dos 2 euros por litro. A CNN Portugal reuniu informações sobre as campanhas de descontos das quatro maiores gasolineiras neste momento em Portugal, para saber quanto é possível poupar - e em troca de quê. Quase sempre é por fidelização.

Galp

Contactada pela CNN Portugal, fonte da empresa afirma que "a Galp tem procurado mitigar o impacto dos aumentos dos preços dos combustíveis na vida dos seus clientes concedendo descontos adicionais aos que são disponibilizados através dos seus programas de fidelização – em sintonia com as iniciativas do Governo ao nível da diminuição do ISP ou dos reembolsos através de mecanismos como o Autovoucher".

Por isso, até dia 30 de abril, "e porque o cenário futuro é muito instável", a Galp tem em vigor uma campanha de desconto extra de 6 cêntimos para os clientes que utilizem a aplicação Mundo Galp.

Em comunicado, a empresa explica que "esta campanha será acumulável com os benefícios já disponibilizados através do programa Galp/Continente, Universo ou do cartão de descontos Galp+", mas não com os programas Galp Frota Corporate, Galp Frota Business ou Ticket Car, e compras feitas através de sistemas de pagamento automático em bomba, incluindo o Via Verde e o Pay&Go.

Mas, que descontos são estes que dão para acumular com o desconto de seis cêntimos?

Segundo o site da Galp, se for cliente do Cartão Continente, tem um desconto de 10 cêntimos por litro ao abastecer num posto Galp aderente. Com a app Mundo Galp tem acesso a dois cupões de 6 cênt./l de desconto extra, acumulável com o Cartão Continente. Ou seja, consegue poupar até 16 cêntimos por litro ao abastecer nesta modalidade. À CNN Portugal, a empresa explica que o desconto "passa a 14 cênt/litro se o pagamento for efetuado com Cartão Universo".

"Após abastecer num posto Galp, apresenta o cupão para que o valor do desconto seja transformado em saldo no Cartão Continente. Este saldo pode ser usado em compras na rede Sonae e parceiros, e em novos abastecimentos nos postos Galp", acrescenta a mesma fonte.

A Galp diz ter ainda uma "oferta que junta todos os serviços e produtos num único plano. Desde a Eletricidade, Gás, Combustível, Mobilidade Elétrica, Equipamentos e Garrafas de gás, o cliente só tem que escolher o plano que mais se adequa ao seu perfil".

O primeiro é o "Plano Casa & Estrada", para quem quer poupar na eletricidade e no combustível, "com descontos diretos que podem ir até 12% na fatura de eletricidade e gás e até 10 cêntimos por litro no combustível do carro (1ª segunda-feira de cada mês) em Galp+. O segundo é o "Plano Galp & Continente" em que "tudo o que o cliente poupa na eletricidade, gás, combustível e garrafas de gás é acumulado em saldo no seu Cartão Continente" e que permite ao cliente "acumular até 14% na fatura de energia e 14 cêntimos por litro em combustível. Se pagar com Cartão Universo, o desconto será de 18 cêntimos por litro".

Descontos na Galp (site consultado a 18 de abril)

Mas, há ainda uma terceira modalidade em que é possível poupar 24 cêntimos por litro. Para isso, os clientes têm de pagar o abastecimento com o cartão de crédito Universo, o que lhes concede a um desconto de 18 cêntimos por litro, mais os cupões de 6 cênt./l de desconto extra na app Mundo Galp, acumulável com o Cartão Continente.

Segundo a Galp, há ainda outros descontos. O cartão Galp+ dá um desconto imediato de até 7 cêntimos/litro. Este cartão é "atribuído a entidades que estabeleçam protocolos com a Galp, ou associado a ofertas de outros produtos e serviços Galp. Os descontos a parceiros variam de acordo com a parceria estabelecida".

A empresa de combustível oferece ainda descontos a alguns segmentos, através de cartões Galp+ dedicados, como é o caso dos clientes com veículos a GPL Auto, os motociclistas e os jovens, através do Cartão Jovem. Há ainda postos da rede Galp que "desenvolvem campanhas promocionais próprias que permitem o acesso a descontos diretos no posto, comunicados localmente, e igualmente acumuláveis".

BP Portugal

Se na Galp é a associação ao Continente que dá descontos, na BP Portugal a relação é com o Pingo Doce e a EDP. Já lá vamos. Comecemos pelo chamado "desconto local" que, segundo o site da empresa de combustível, pode ser de "até 7 cêntimos por litro". 

"Estes descontos são específicos de cada posto de abastecimento aderente e aplicam-se apenas nos dias indicados no local", lê-se no site, que explica que este desconto não é acumulável com cartões BP Plus e BP Bonus e que só é aplicável nos combustíveis simples com Invigorate.

Ora, o cartão BP Bonus, que segundo a gasolineira se destina a grupos e associações, confere um desconto imediato de 6 cêntimos por litro, sendo que no posto de abastecimento o cliente pode informar-se sobre o "desconto máximo que pode obter entre o desconto local e o desconto de cartão".

Mas este não é o único cartão que dá descontos. A gasolineira tem ainda o cartão BP Special You que tem vários descontos associados (ver imagem abaixo) e o cartão BP Powerplus que "tem sempre 6% de desconto garantido em combustível sobre o valor total abastecido", sendo o desconto entregue sob a forma de vales de combustível, enviados com o extrato bancário para a morada registada do Cliente, num máximo de 10 vales BP por abastecimento, em abastecimentos superiores a 5 euros.

Descontos cartão BP Special You (site consultado a 18 de abril)

Falemos agora dos descontos da EDP e do Pingo Doce, mas também do ACP. Contactada pela CNN Portugal, fonte da BP Portgual resume os programas de descontos em dois parágrafos, com informação sobre o programa Poupa Mais (parceria com o Pingo Doce), a parceria com a EDP e também a parceria com o ACP.

“A BP Portugal tem ao dispor dos consumidores uma oferta de valor através das suas várias parcerias e descontos, como o Programa Poupa Mais, com vários mecanismos de benefícios associados. O programa de fidelização da BP em parceria com o Pingo Doce permite aos clientes acumularem 2 euros em combustível BP por cada 40 euros em compras nas lojas Pingo Doce, podendo descontar até 20 euros por dia num dos nossos postos de abastecimento. A acumular, o Programa Poupa Mais da BP integra uma parceria com a EDP, que permite poupanças em energia. Neste caso possibilita que por cada 40 Lts abastecidos na BP, o cliente poupe 2 euros na fatura EDP Comercial, numa poupança de até 10 euros por mês", explica fonte da empresa de combustíveis.

Quem faz compras no Pingo Doce, acumula dois euros por cada 20 euros gastos, que pode depois descontar quando abastece, com condições: o abastecimento tem de ser superior a 16 litros e o pagamento só pode ser até 20 euros e até 25% do valor gasto. No entanto, o cartão Poupa Mais pode ser utilizado em conjunto com os cartões ACP Master e BP Powerplus quando utilizados como forma de pagamento.

Já com a EDP Comercial, por cada 40 litros de combustível BP acumulados por mês com cartão Poupa Mais, os clientes recebem automaticamente um desconto de 2 euros na fatura da EDP Comercial (máximo 10 euros por mês/cliente), sendo que, para os clientes com Packs Living EDP, o desconto duplica, com 4 euros devolvidos na fatura (até um máximo de 20 euros por mês/cliente) por cada 40 litros de combustível com cartão Poupa Mais.

Por fim, os clientes que utilizarem o cartão de sócio ACP têm um desconto de 15 cêntimos por litro nos combustíveis Ultimate, todos os dias 15 de cada mês, e de 10 cêntimos por litro em todos os combustíveis nos dias 10, 20 e 30 de cada mês. Nos restantes dias do mês tem sempre 6 cêntimos de desconto nos combustíveis simples e 9 cêntimos nos combustíveis BP Ultimate.

"Ao utilizar o seu cartão ACP Mastercard acumula ainda descontos diários de 4% em combustível BP e 1% em todas as outras compras do cartão ACP Master", explica a empresa.

Repsol

Nas bombas da Repsol, "os descontos funcionam por sistemas de acumulação e campanhas de 9 cêntimos", explica à CNN Portugal fonte da empresa de combustível.

"Na Repsol, os clientes particulares podem poupar com os cartões de parceiros, de desconto imediato. A nossa vasta rede de parceiros, de diferentes setores, torna o universo de beneficiários bastante considerável. Para além deste desconto, atualmente estamos com uma campanha em que os nossos clientes, ao associarem o seu cartão de desconto imediato à [aplicação] APP Repsol Move, têm um desconto de 9 cêntimos por litro em combustíveis Neotech e AutoGás", explica a mesma fonte.

Que cartões são estes? Cartões de sócio do Sporting CP, do SL Benfica, do FC Porto, do Braga, do Marítimo, do Belenenses, da FNAC, de Associado Montepio, da Norauto, dos Seguros Ageas, do Seguro Direto, do Santander Credit, Interpass Clube, Rede Chatbot, Associação Soriso Solidário, Clube de Empregados da Repsol em Portugal, Euroticket, Recheio, Staples, Antram, Antral, FTP, My Pegeout, Ordem dos Psicólogos, Ordem dos Contabilistas, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Economistas, entre outros.

Cartão de desconto imediato na Repsol (site consultado a 18 de abril)

Segundo a Repsol, "estes descontos e vantagens são acumuláveis com as poupanças em vigor nas Estações de Serviço e, em alguns casos, dependendo do parceiro, os clientes poderão, ainda, ter um reembolso ou crédito atribuído pelo parceiro da Repsol", como é o caso do El Corte Inglés, que por cada compra de 30 euros nas estações de serviço gera um vale de 6 euros para usar no site elcorteingles.pt, Supercor, Supermercado e também na App do Supermercado, e do Lidl, que ao usar a app Lidl Plus associada a uma conta Repsol Move, fazendo um abastecimento de 20 euros é carregado um cupão de 2 euros para ser usado numa compra igual ou superior a 20€ em lojas Lidl.

Cepsa

Também nas bombas de combustível Cepsa há promoções, quer temporárias, quer imediatas. Segundo o site da gasolineira, de 18 a 24 de Abril "em qualquer abastecimento efetuado", os clientes recebem "um cupão de desconto de 4 cent/litro para ser usado em combustíveis Óptima na próxima visita até 1 de maio".

Este desconto pode ser acumulado com "os descontos imediatos disponíveis nos postos e também com os descontos garantidos pelos cartões Porque EU Volto, Deco+ e cartão de crédito Cepsa Porque EU Volto".

Segundo a gasolineira, com o cartão EU Volto, o cliente quando abastece acumula pontos-desconto que depois pode trocar por combustível.

Já com a parceria da Deco e da Cepsa, os clientes podem, segundo o site da Deco Proteste, ter um desconto de até 11 cêntimos por litro. Para conseguir o desconto máximo, o cliente tem de ser subscritor da Deco Proteste, mas se não for e tiver o cartão Deco+, os descontos vão até 6,7 cêntimos por litro.

"Em ambos os casos, o desconto direto é de 6 cêntimos por litro, ao qual acumulam pontos em cartão do programa Porque Eu Volto (PEV). Cada 10 pontos correspondem a 1 cêntimo/litro de desconto", lê-se na nota explicativa.

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados