Saiba quanto vão subir as portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama

ECO - Parceiro CNN Portugal , Diogo Ferreira Nunes
23 dez 2022, 10:29
Ponte 25 de Abril

Graças ao travão do Governo, portagens geridas pela Lusoponte vão aumentar metade do que estava inicialmente previsto. Concessionária não comenta medida até conhecer os detalhes.

Atravessar a ponte 25 de abril vai custar mais 10 cêntimos a partir de 1 de janeiro. A viagem de carro de Almada até Lisboa sobre o Tejo passará a custar dois euros, segundo as simulações de aumento feitas pelo ECO a partir das tarifas de 2022 e já tendo em conta o travão do Governo, que limita a subida das tarifas em 4,9%. Na ponte Vasco da Gama, o aumento será mais expressivo: a deslocação de Alcochete a Lisboa vai custar mais 15 cêntimos, para os 3,05 euros.

A concessionária das duas travessias, Lusoponte, tinha proposto inicialmente uma subida de 9,3% nas taxas de portagem para 2023. Se tal tivesse acontecido, os aumentos seriam ainda mais significativos: mais 20 cêntimos para a ponte 25 de abril; mais 25 cêntimos para a ponte Vasco da Gama.

Na ponte 25 de abril, motociclos pagam classe 5 se tiverem ViaCard ou Via Verde. Caso contrário, pagam o valor da classe 1

Com a medida do Governo, o aumento das portagens em 2023 é divido em três partes: os consumidores pagam 4,9%; 2,8% ficam por conta do Estado; o restante será suportado pela Lusoponte. A concessionária, no caso, terá de arcar com 1,6% da subida de custos. No entanto, de 2024 até 2027 (inclusive), poderá subir as tarifas 0,1 pontos percentuais acima da taxa definida na fórmula de cálculo da empresa.

A Lusoponte baseia a proposta de aumentos das portagens com base na inflação homóloga registada em setembro. Nas restantes concessionárias de autoestradas, a proposta de subida das tarifas depende do índice homólogo de preços no consumidor registado em outubro, excluindo habitação.

Contactada pelo ECO para comentar a medida do Governo, fonte oficial da concessionária remeteu eventuais declarações para depois da formalização da medida.

Descontos para reduzir impacto dos aumentos

Utilizar o sistema ViaCard ou a Via Verde pode ajudar a baixar as contas com as portagens nestas pontes.

Na ponte 25 de Abril, a redução de preços com o ViaCard varia conforme o número de utilizações: de 1 a 12 passagens, o desconto é de 10%; de 13 a 70 passagens, o desconto é de 70%; quem atravessar a ponte 71 ou mais vezes num mês não paga portagens sobre essas utilizações. Com o sistema Via Verde, aplicam-se os mesmos descontos de 13 a 70 passagens e para quem atravessar a ponte 71 ou mais vezes.

Se tiver um veículo elétrico ou um híbrido plug-in (ViaCard Eco), o desconto é de 15% para 1 a 12 passagens por mês e de 80% para 13 a 70 passagens por mês.

Na ponte Vasco da Gama apenas se aplicame os descontos da ViaCard, que dependem do horário: se usar a ponte das 7h às 10 nos dias úteis, a redução é de 5%; se usar a travessia fora desse período, o desconto é de 10%. Quem tiver um veículo elétrico ou híbrido plug-in tem o dobro dos descontos com o ViaCard Eco: 10% nos dias úteis das 7h às 10h; 20% noutros horários.

Relacionados

Empresas

Mais Empresas

Patrocinados