Apanhado Petru Bordei. Era um dos mais procurados pela PJ na última década

14 abr 2022, 12:14

Assaltos realizados entre 2008 e 2010 renderam mais de um milhão e meio de euros entre ouro e outras jóias

A violência extrema era imagem de marca do grupo de Leste que durante dois anos assaltou dezenas de ourivesarias na zona centro, no Ribatejo e Alentejo. Entre os elementos do gang figurava Petru Bordei, romeno de 38 anos a quem são imputados 18 crimes de roubo agravado e outros 18 de furto qualificado, que constam no mandado de captura emitido pelo Ministério Público em 2015. Agora, sete anos depois, a Polícia Judiciária conseguiu apanhar um dos homens mais procurados da última década, apurou a CNN Portugal (do mesmo grupo da TVI). 

Foi localizado no seu país e trazido para Portugal esta semana pela Unidade Nacional de Contraterrorismo.
 
Bordei atacou à mão armada, no nosso país, pelo menos de janeiro de 2008 a fevereiro de 2010. Ao todo, os roubos renderam mais de um milhão e meio de euros entre ouro e outras jóias. 

O primeiro assalto imputado ao grupo remonta a 9 de janeiro de 2008, quando invadiram a ourivesaria Ramos e Fonseca, no centro histórico de Pombal, pelas seis da tarde. Partiram as montas e vitrines com recurso a pés de cabra e conseguiram roubar 120 mil euros em ouro e joias.
 
Noutro assalto, em março de 2009, o dono de uma ourivesaria em Cantanhede reagiu e ficou ferido ao ser agredido com violência. Levaram ouro no valor de 20 mil euros. Também nesse ano, em Ourém, uma ourives foi agredida com recurso a martelos para abrir o cofre, de onde retiraram 150 mil euros em ouro.
 
Os crimes de furto dizem respeito aos carros que levavam para os locais dos roubos. Do perigoso gang de leste, dois dos elementos foram na altura capturados pela PJ, julgados e condenados, estando ainda a cumprir pena de prisão. Quanto a Petru Bordei, extraditado agora do seu país ao abrigo do mandado de detenção europeu, vai ser presente a um juiz para interrogatório.

País

Mais País

Patrocinados