China e EUA puxam pelo PIB mundial no terceiro trimestre

ECO - Parceiro CNN Portugal , Luís Leitão
13 dez 2022, 17:20
Joe Biden e Xi Jinping (Paul J. Richards/ Getty)

Os dois países foram responsáveis por 80% do crescimento de 1,3% do PIB agregado das 20 maiores economias do mundo, entre julho e setembro

Para muitos, é certo que as economias europeia e a norte-americana entrarão em recessão a curto prazo. No entanto, os dados referentes ao terceiro trimestre do ano parecem dar alguma esperança de que ainda é cedo para antecipar essa profecia.

De acordo com dados divulgados esta terça-feira pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), o PIB das 20 maiores economias do mundo registou um crescimento de 1,3% no terceiro trimestre, após ter resvalado 0,3% no segundo trimestre.

Grande parte do crescimento verificado entre julho e setembro no grupo do G20 (que representa aproximadamente 80% do PIB mundial) ficou a dever-se à recuperação da China, após Pequim ter atenuado os bloqueios associados à “política zero” no país no combate à Covid-19.

Neste período, o Império do Meio cresceu 3,9%, depois de no trimestre anterior ter contraído 2,7%. Note-se ainda para uma taxa de crescimento do PIB chinês de 0,4% no terceiro trimestre do ano passado.

A sustentar o crescimento do PIB mundial no terceiro trimestre esteve também a economia norte-americana, que cresceu 0,7% no período, recuperando de uma contração de 0,1% no trimestre anterior, como resultado de um bom desempenho das exportações líquidas (exportações menos importações).

“Em conjunto, a China e os EUA contribuíram com quatro quintos do crescimento de 1,3% do G20 no terceiro trimestre de 2022”, refere a OCDE em comunicado.

A OCDE revela ainda que no terceiro trimestre, o PIB da área do G20 excedeu o seu nível pré-pandémico em 6%. Apenas o Reino Unido não superou o seu nível pré-pandemia.

O relatório da OCDE revela ainda que apesar da recuperação na área do G20 como um todo, Japão, Reino Unido e a Turquia registaram ligeiras contrações no terceiro trimestre de 2022 e “o crescimento do PIB perdeu dinamismo nas oito economias restantes do G20 para as quais existem dados disponíveis”.

Taxa de crescimento do PIB dos países do G20

Fonte: OCDE.

 

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados