Morreu Peter Higgs, o cientista que descobriu o bosão de Higgs

CNN Portugal , MJC
9 abr, 18:00
Cientista Peter Higgs (AP)

Tinha 94 anos e recebeu o Nobel da Física em 2013

Peter Higgs, o físico que descobriu uma nova partícula conhecida como bosão de Higgs, morreu, na segunda-feira, em sua casa em Edimburgo, na Escócia. Tinha 94 anos.

Higgs recebeu o prémio Nobel da Física em 2013 pelo seu trabalho em 1964, mostrando como o bosão ajudou a dar massa às partículas quando o Universo arrefeceu após o Big Bang. Por ser a partícula responsável por ajudar a "colar"” as diferentes partes do universo, o bosão ficou conhecido como a "partícula de Deus".

Após uma série de experiências, já nos anos 2000, a sua teoria foi comprovada por físicos que trabalhavam no acelerador de partículas do CERN - Laboratório Europeu para a Investigação Nuclear, na Suíça, em 2012. O prémio Nobel foi partilhado com François Englert, um físico teórico belga cujo trabalho em 1964 também contribuiu diretamente para a descoberta.

Os dois homens, na altura com 80 e 84 anos, foram distinguidos pelos seus trabalhos "sobre a descoberta teórica de um mecanismo que contribui para a compreensão da origem da massa das partículas subatómicas, que foi recentemente confirmada".

A Real Academia Sueca de Ciências, que atribui o Nobel, disse na altura que o modelo padrão da física que sustenta a compreensão científica do universo “baseia-se na existência de um tipo especial de partícula: a partícula de Higgs. Esta partícula tem origem num campo invisível que preenche todo o espaço. Mesmo quando o universo parece vazio, este campo está lá. Sem ele não existiríamos, pois é a partir do contacto com o campo que as partículas adquirem massa. A teoria proposta por Englert e Higgs descreve esse processo.”

Membro da Royal Society e Companion of Honor, Higgs passou a maior parte de sua vida profissional na Universidade de Edimburgo, que criou o Centro Higgs de Física Teórica em sua homenagem em 2012.

O professor Peter Mathieson, diretor da universidade, disse, citado pelo The Guardian: “Peter Higgs era um indivíduo notável, um cientista verdadeiramente talentoso cuja visão e imaginação enriqueceram o nosso conhecimento do mundo que nos rodeia. O seu trabalho pioneiro motivou milhares de cientistas e o seu legado continuará a inspirar muitos mais nas gerações vindouras.”

Relacionados

Ciência

Mais Ciência

Patrocinados