Homem sobreviveu em águas geladas depois de cair do barco. Nadou durante cinco horas

CNN , Por Sara Smart
15 mar 2022, 12:00
O barco de Scott Thompson que foi mais tarde encontrado numa praia rochosa

O barco de Scott Thompson foi depois encontrado numa praia rochosa, com a ajuda de um localizador

Um passeio de barco rapidamente se transformou em perigo de vida para um californiano. Scott Thompson, um pescador comercial, saiu com o seu barco no Canal de Santa Barbara, por volta das cinco da tarde do dia 26 de janeiro. Depois de passar cinco horas a nadar, foi parar a uma plataforma petrolífera, sem barco.

Nesse dia, Thompson não estava a pescar. Saiu para pensar, após ter perdido um amigo próximo.

No regresso, estava em pé na lateral do barco, mas as águas agitadas tomaram conta do navio. Thompson desequilibrou-se e caiu. Ficou desamparado na água e viu o barco sair à deriva. Tentou nadar para apanhá-lo, mas sem sucesso.

“Pensei para mim mesmo: ‘Ótimo, é assim que vou morrer...”, disse Thompson, que apenas tinha vestidos uns calções e uma t-shirt nas águas gélidas, à parceira da CNN KABC. Então, começou a nadar, na esperança de encontrar um lugar seguro.

Pelo caminho, Thompson encontrou uma foca, o que lhe deu alguma esperança na altura. "A foca foi para debaixo da água, voltou à superfície e empurrou-me", disse Thompson à KABC. "Será que pensou: 'Este humano está em apuros. Continua, meu'?"

Por volta das 22h00, Thompson foi parar à plataforma petrolífera Gail.

O capitão do TowBoatUS, Carson Shevitz, disse à CNN que esta é uma das várias plataformas ao largo da costa e é iluminada durante a noite.

Foi na plataforma Gail que Scott Thompson conseguiu finalmente encontrar ajuda

"Felizmente, ele chegou lá", disse Shevitz, "tivemos outros casos em que as pessoas simplesmente não conseguem, e nunca as encontramos."

"Finalmente cheguei a um dos pilares e agarrei-me a ele com todas as forças", disse Thompson no Instagram da TowBoatUS.

A tripulação da plataforma ajudou-o e chamou a Guarda Costeira dos EUA, disse Shevitz. Ele foi então levado para a margem e transportado para o hospital mais próximo, onde recebeu tratamento para a hipotermia, de acordo com a KABC.

No dia seguinte, Thompson juntou-se à tripulação do TowBoatUS Ventura para recuperar o seu barco. O dispositivo de localização do navio levou-os à sua localização exata: estava encalhado numa praia rochosa.

"Chegámos a tempo de lhe devolver o barco quase intacto", disse Shevitz. "Estará pronto para ele voltar a navegar em breve."

Shevitz nem acredita na sorte de Thompson, dada a gravidade da situação. "É incrível que ele tenha conseguido aguentar", disse ele.

No comentário do Instagram, Thompson partilhou o seu agradecimento aos membros da equipa que o ajudaram. "Espero que a minha história sirva de lição e que ninguém tenha de passar pelo que eu passei", disse ele.

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados