Calor coloca cinco distritos sob aviso amarelo e quase 20 concelhos em perigo máximo de incêndio

Agência Lusa , BCE
3 jul 2023, 07:27
Calor em Portugal (Armando França/AP)

Estão previstas temperaturas máximas de 37 graus

Os distritos de Portalegre, Castelo Branco, Beja, Setúbal e Évora estão esta segunda-feira sob aviso amarelo devido ao tempo quente, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As previsões meteorológicas apontam esta segunda-feira para céu pouco nublado ou limpo, com vento por vezes forte no litoral oeste e terras altas, em especial a partir da tarde. É ainda aguardada uma pequena descida de temperatura, em especial nas regiões Norte e Centro.

As temperaturas máximas vão variar entre os 37 graus celsius em Évora e em Castelo Branco e os 23 graus em Aveiro.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Cerca de 20 concelhos em perigo máximo de incêndio

Quase 20 concelhos dos distritos de Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro apresentam esta segunda-feira um perigo de incêndio máximo, de acordo com os cálculos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Os distritos do interior norte e centro e o de Faro têm a maioria dos concelhos em perigo muito elevado.

Em perigo elevado, está a maioria da área do litoral norte, centro e sul, exceto a região do Algarve.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

As previsões meteorológicas apontam hoje para céu pouco nublado ou limpo, com vento por vezes forte no litoral oeste e terras altas, em especial a partir da tarde. É ainda aguardada uma pequena descida de temperatura, em especial nas regiões Norte e Centro.

As temperaturas máximas vão variar entre os 37 graus celsius em Évora e em Castelo Branco e os 23 graus em Aveiro.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados