Pedro Henriques recordou os tempos em que era árbitro e falou sobre o atual modelo da arbitragem em Portugal
Antigo árbitro, Pedro Henriques defendeu que a arbitragem precisa de evoluir, sobretudo, na forma como comunica, isto em entrevista ao podcast Final Cut.
Na conversa, o agora comentador e também professor de nutrição considerou que «este modelo de arbitragem já não serve».
«Se convidarem o Fontelas Gomes [presidente do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol] para vir a este ‘podcast’ ele não vem, porque não é ele quem manda na arbitragem, é a FPF», alertou.
Para Pedro Henriques, há três nomes mais fortes para ocupar o cargo de Fontelas Gomes: Duarte Gomes, Olegário Benquerença e Jorge Sousa.
«Para este modelo que defendo, de autonomia, há três pessoas que encaixavam na perfeição, e não são aqueles que lá estão agora», defendeu, antes de confessar que faz comentários à arbitragem na televisão para esclarecer sobre as leis do jogo.
«Nos jornais desportivos há comentadores de arbitragem que estão ao serviço de… e não digo mais nada», disse, no entanto.
Antigo guarda-redes do FC Porto, Helton foi lembrado por Pedro Henriques como um dos jogadores mais exemplares que apitou, ao contrário de Pedro Barbosa, ex-capitão do Sporting.
«Um dos jogadores mais chatos… foi o Pedro Barbosa. Não era mal-educado, mas era sarcástico, que é aquilo que os árbitros não gostam», atirou.