Continente lidera na rota da sustentabilidade

Conteúdo patrocinado
13 mar 2023, 16:33
Rota da sustentabilidade - continente

Uma nova auditoria relativa às certificações Marine Stewardship Council (MSC) e Aquaculture Stewardship Council (ASC), atribuiu ao Continente, novamente, um excelente resultado onde o zero é a melhor nota possível: não há nada a melhorar e não há qualquer não conformidade. O Continente dá assim mais um passo gigante no caminho da sustentabilidade, cada vez mais garantida pela organização.

Por mares cheios de peixes

Já alguma vez, durante a sua habitual ida às compras, reparou no selo azul que vem impresso nas embalagens de peixe congelado que compra no Continente? A partir de agora, fique atento! 

O consumidor informado é um consumidor cada vez mais saudável, que cuida das suas necessidades pessoais, e as da sua família, promovendo a sustentabilidade do meio onde vive. Este selo é o símbolo de uma escolha sustentável. É sinónimo do compromisso com a sustentabilidade nos oceanos, através da certificação das peixarias do pescado do Continente. 

Neste novo ano de 2023, foram mais de 20 horas de auditoria, onde estiveram envolvidas centenas de colaboradores da MC, desde as operações, aos entrepostos, passando também pelas estruturas centrais e a decisão foi certa. Em Portugal, o Continente é o único retalhista com esta certificação da cadeia de custódia nas peixarias Continente, nas áreas da sustentabilidade do Marine Stewardship Council (MSC) e da Aquaculture Stewardship Council (ASC) que garantem um futuro equilibrado, com mares repletos de peixes saudáveis. 

O Padrão da Cadeia de Custódia do MSC

O Padrão da Cadeia de Custódia do Marine Stewardship Council (MSC) é uma organização ambiental sem fins lucrativos, cujo padrão de pesca sustentável é reconhecido a nível mundial. 

O Continente foi o primeiro retalhista português a certificar as suas peixarias de acordo com este Padrão em 2020, e vê agora robustecida, em 2023, a certificação sem qualquer hesitação por parte da organização. O Continente continuará a comercializar pescado fresco e congelado a granel proveniente de pescarias sustentáveis, nas peixarias em todas as suas lojas. 

O Padrão da Cadeia de Custódia garante a rastreabilidade dos produtos provenientes de pescarias sustentáveis e de explorações aquícolas, com as certificações MSC e ASC, respetivamente, desde a sua origem até ao consumidor final. Estão abrangidas neste certificado espécies como a pescada-do-Cabo MSC e o red-fish MSC, o salmão ASC ou lombo de atum MSC, entre outros. 

 

O compromisso com a sustentabilidade

Têm sido vários os processos que atestam o retalhista português como um dos mais preocupados com a sustentabilidade, com o equilíbrio do meio ambiente, que neste caso foca-se nos oceanos. Ainda em 2020 a maioria dos produtos tinha sido aprovada e já estava prevista a certificação de mais 20 referências da marca Continente com o selo azul MSC. 

Com mais esta auditoria à cadeia de custódia MSC e ASC, o grupo Sonae MC em 2023 reforçou este compromisso, com o qual se comprova também a sua preocupação com a alimentação em Portugal. Segundo Carla Santos, Diretora de Unidade de Negócio de Peixaria da MC “Cada vez mais os clientes querem estar informados sobre o que comem, nomeadamente a origem dos produtos. (...) A MC foi, em 2010, o primeiro grupo de retalho alimentar em Portugal a adotar uma política de sustentabilidade do pescado, tornando-se numa referência ao assumir a posição dianteira entre toda a distribuição nacional quanto a esta preocupação.” Laura Rodríguez, Diretora do Programa MSC em Espanha e Portugal, também confirma que “(..) para que o peixe possa continuar a estar disponível no futuro, é essencial assegurar que procede de origens sustentáveis. A certificação da MC ajuda os consumidores portugueses a reconhecer e escolher pescado rastreável de origem sustentável. Felicitamos a MC por ser pioneira na certificação MSC das suas peixarias e balcões de congelado a granel em Portugal e agradecemos a toda a equipa que liderou o projeto, a sua implementação e profissionalismo”. 

A MC congratula-se por ser promotor, mais um ano, de políticas tão equilibradas e cada vez mais necessárias ao planeta e congratula os portugueses na sábia escolha por uma alimentação saudável, que provém de um sistema atento e controlado, assente na sustentabilidade do planeta. 

 

Clima

Mais Clima