Autarca de Campo Maior: classificação pela UNESCO das Festas do Povo de Campo Maior é um "orgulho"

Agência Lusa , DCT
15 dez 2021, 16:31
Festas do Povo em Campo Maior (Lusa/EPA/NUNO VEIGA)

Luís Rosinha lamentou não poder realizar uma festa “alargada” nos próximos dias para celebrar a classificação, devido à pandemia da covid-19

O presidente da Câmara de Campo Maior (Portalegre), Luís Rosinha, considerou esta quarta-feira um “orgulho” a classificação da Festas do Povo como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

“É um sentimento de orgulho, pese embora esta questão de termos sido surpreendidos”, porque a apreciação da candidatura estava marcada “para quinta-feira”, afirmou.

Mas, “aquilo que interessa realmente é o selo e, então, é com isso que estamos muito satisfeitos” e “extremamente orgulhosos” frisou.

As Festas do Povo de Campo Maior foram esta quarta-feira classificadas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O povo campomaiorense está de parabéns. Todos aqueles que até hoje trabalharam nestas festas, todos aqueles que têm muita vontade de continuar a trabalhar nelas, os campomaiorenses de uma maneira geral, estamos todos de parabéns”, congratulou-se o autarca.

Luís Rosinha lamentou não poder realizar uma festa “alargada” nos próximos dias para celebrar a classificação, devido à pandemia da covid-19.

“As coisas não estão fáceis” e, por isso, “cada um [vai] festejar, da melhor forma que conseguir. Com certeza que vamos ter uma oportunidade para celebrar em grande”, argumentou.

A candidatura à UNESCO foi promovida pela Câmara e Associação das Festas do Povo de Campo Maior (AFPCM) e a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo.

Turismo do Alentejo "surpreendido" com antecipação do 'selo' da UNESCO às Festas do Povo

O presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, Vítor Silva, manifestou-se esta quarta-feira “muito satisfeito”, mas também "surpreendido" com a antecipação da classificação das Festas do Povo de Campo Maior (Portalegre) pela UNESCO.

“Fomos apanhados de surpresa, tínhamos a indicação que era amanhã [quinta-feira] de manhã”, disse.

Segundo o responsável, o “fundamental” da questão é que as Festas do Povo de Campo Maior já estão classificadas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

 

País

Mais País

Patrocinados