Mulher condenada à morte por insultar Maomé através do WhatsApp no Paquistão

Agência Lusa , NM
20 jan 2022, 08:06
Paquistão

Aneeqa Atteeq foi detida em maio de 2020 depois de o homem ter alertado a polícia de que lhe tinha enviado caricaturas do Profeta através do WhatsApp

Um tribunal paquistanês condenou uma mulher muçulmana à morte depois de a considerar culpada de blasfémia por insultar o profeta Maomé em mensagens de texto que enviou a um amigo, informou esta quinta-feira uma fonte oficial.

A mulher, Aneeqa Atteeq, foi detida em maio de 2020 depois de o homem ter alertado a polícia de que lhe tinha enviado caricaturas do Profeta - consideradas sacrilégio - através da aplicação móvel WhatsApp.

Ao abrigo das leis de blasfémia do Paquistão, qualquer pessoa considerada culpada de insultar a religião ou figuras religiosas pode ser condenada à morte. Embora as autoridades ainda não tenham executado uma sentença de morte por blasfémia, só a acusação pode causar tumultos.

De acordo com uma ordem judicial, a mulher foi também condenada a 10 anos de prisão.

Awais Ahmed, um responsável governamental, disse que o tribunal anunciou o veredito contra Atteeq na quarta-feira, na cidade de Rawalpindi.

Grupos de direitos humanos nacionais e internacionais dizem que as alegações de blasfémia têm sido frequentemente utilizadas para intimidar minorias religiosas e para ajustar contas pessoais.

Em dezembro, uma multidão muçulmana deslocou-se até uma fábrica de equipamento desportivo no distrito de Sialkot no Paquistão, matando um homem do Sri Lanka e queimando publicamente o seu corpo por alegações de blasfémia.

O incidente suscitou condenação a nível nacional e as autoridades detiveram dezenas de pessoas por envolvimento no assassínio de Priyantha Kumara. Aqueles ligados ao homicídio de Kumara enfrentam agora um julgamento no Paquistão.

Relacionados

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Patrocinados