OMS Europa quer proteção das crianças mas vacinação obrigatória deve ser "último recurso"

Agência Lusa , BMA
7 dez 2021, 11:40

Faixa etária dos cinco aos 14 anos é atualmente a mais afetada pela pandemia de covid-19, de acordo com a Organização Mundial de Sa´7ude

A Organização Mundial da Saúde (OMS) Europa apelou, nesta terça-feira, a uma melhor proteção das crianças dos 5 aos 14 anos, atualmente a faixa etária mais afetada pela pandemia.

Numa conferência de imprensa online, o diretor da OMS/Europa, Hans Kluge, considerou a vacinação obrigatória contra a covid-19, já decidida por alguns países ou em fase de consideração por outros, um remédio de "último recurso absoluto".

"A obrigatoriedade em relação à vacina é um último recurso absoluto e aplicável apenas quando todas as opções viáveis para melhorar as taxas de vacinação tiverem sido esgotadas", defendeu o diretor da OMS para a Europa.

Kluge fez, ainda, um apelo para "estabilizar" a crise pandémica, defendendo a necessidade de promover a vacinação e aplicar medidas como o uso de máscaras, a ventilação de espaços fechados e a testagem, e manifestou-se "cauteloso" e "preocupado" com a variante Ómicron.

“O uso de máscaras e ventilação, assim como testes regulares, devem ser a norma em todas as escolas primárias e a vacinação de crianças deve ser discutida e considerada a nível nacional, a fim de proteger as escolas”, disse Hans Kluge.

Incidência mais alta entre crianças dos 5 aos 14 anos

De acordo com a OMS, os casos estão a aumentar atualmente em todas as faixas etárias, "com as taxas mais altas atualmente observadas entre as crianças de 5 a 14 anos".

"Não é incomum hoje ver incidências duas a três vezes maiores em crianças pequenas do que na população total", acrescentou.

A organização voltou a mostrar a sua preocupação com a nova variante Ómicron, mas defende que se continue a combater a variante atualmente dominante, a Delta, para "uma vitória amanhã contra a Ómicron".

"O Ómicron está à vista e em ascensão e temos razões para estarmos preocupados e cautelosos. Mas o problema agora é a Delta e se tivermos sucesso contra a Delta hoje, será uma vitória contra a Ómicron amanhã", antes que os casos aumentem massivamente, sublinhou Kluge.

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados