Narváez, outro colombiano à conquista de Madrid

17 abr 2014, 10:05
Juanjo Narváez

Mais um exemplo da escola de goleadores da Colômbia

Derrotado pelo Benfica nas meias-finais da Youth League, o Real Madrid pagou sobretudo o preço de alguma imaturidade revelada no setor defensivo, mas na frente de ataque acusou também a ausência do goleador Juan José Narváez, por lesão.

Autor de cinco golos em seis jogos disputados na «Champions» de juniores, «Juanjo» justificou o potencial que lhe é atribuído. Comparado muitas vezes a Radamel Falcao, Narváez mostra o instinto goleador do compatriota, mas o perfil em construção parece de um jogador diferente. O jovem «merengue» parece mais aprimorado tecnicamente e mais móvel. Em contrapartida parece menos felino na área, talvez menos astuto.

O futuro ajudará a traçar as semelhanças e as diferenças, mas certo é que Narváez é mais um colombiano à conquista de Madrid, e desta vez vestido de «merengue».

Nascido em San Juan de Pasto há dezanove anos, «Juanjo» começou por jogar no colégio Champagnat, mas aos oito anos foi recrutado pelo principal emblema da cidade, o Deportivo Pasto.

Aos 16 anos já jogava na equipa principal, na segunda divisão colombiana. Despertou assim o interesse de reputados emblemas europeus. Primeiro o Tottenham, que o convidou para um período experimental, e só não o terá contratado por causa dos condicionalismos burocráticos para a contratação de estrangeiros. Narváez esteve depois três meses no Vitesse, mas acabou por ser o Real Madrid a garantir a sua contratação, após o parecer favorável de Zinedine Zidane e Fernando Morientes.

Juntou-se à «cantera merengue» em novembro de 2012, e embora tenha apenas 19 anos já foi titular na equipa B, o Castilla, e até já treinou com a equipa principal.

«Juanjo» Narváez é mais um exemplo do crescimento do futebol colombiano, notório não apenas no que diz respeito a avançados, mas sobretudo nessa posição. Falcao é apenas o primeiro nome de uma lista que inclui ainda Jackson Martínez, Carlos Bacca, Adrián Ramos, Teo Gutierrez ou Luis Muriel.

P.S. (Para Seguir) é um espaço assinado pelo jornalista Nuno Travassos, que pretende destacar jogadores até aos 21 anos.


 

Mais Lidas

Patrocinados