Agora que esqueceram Barbosa*: Scolari e a resposta à pergunta que todos lhe fazem

13 jul 2014, 01:27
Scolari

Espaço de opinião/crónica durante o Campeonato do Mundo, agora com outro nome depois da humilhação brasileira frente à Alemanha.

Não acredito que acreditem que o burro sou eu. Há ponta de lança melhor do que o Fred para que o tivesse trazido a este Mundial? Há melhor zagueiro que o Thiago Silva e o David Luiz? Melhor volante que o Gustavo? Júlio César não é bom entre os postes, já agora? Eu sou campeão do mundo, campeão há 12 anos ainda esta Alemanha estava a nascer. Ainda estavam a lançar as sementes nos gabinetes depois da humilhação no Europeu frente a Portugal. A maior parte das seleções joga com dois pivots, como nós. Isso agora é errado? Temos o minino Neymar, o Hulk e o Oscar na frente, com quem muitos sonhariam contar. Temos o Marcelo, o Dani Alves e o Maicon. Não entendo! O burro sou eu? Perdemos com a Alemanha e com a Holanda, somos quartos no nosso Mundial, mas até estivemos bem. Sofremos a maior humilhação que podíamos ter sofrido e o que posso eu dizer? Acontece. Claro que acontece. Oiçam: tudo o resto foi bom! Temos de levantar a cabeça e dizer mais uma série de trivialidades, como é tradição. Pensar já daqui a quatro anos, talvez. Perdemos 7-1 mas podia ter sido 5-4 ou outro resultado qualquer. Não acham? Porquê? Se não fosse o Cillessen em vez de 3-0 podia ter acabado 3-2 e 3-3, tivemos algum azar. E os dois primeiros golos deles foram ilegais. Há um penálti... Era para ser equilibrado, mas assim é complicado. Há coisa melhor para dizer aos jogadores do que vão lá para dentro e joguem? Pedir-lhes empenho, entrega. Há coisa mais táctica para fazer do que rezar a Nossa Senhora? A culpa é de vocês todos, dos jornalistas que não nos apoiaram, dos adeptos que não acreditaram, dos dirigentes que têm de ajoelhar-se perante mim. É culpa vossa. E, agora, o burro sou eu, outra vez? Em Portugal, estavam mal habituados, aqui se calhar também. Há quanto tempo o Brasil não chegava a uma final? Raios, já estou farto daquela música argentina: mandem-nos calar, que raio! A do papá, do Maradona e do Pelé! Sim, essa! Que insuportáveis, já nem no nosso país estamos em paz. Onde ia eu? Sim, isto acontece. Já querem o Tite no meu lugar, não é ?  Querem mexer na formação, de jovens e de treinadores. Comigo não, eu sou da velha guarda. Sou um burro velho campeão do mundo. Ajoelhem perante mim!

«Agora que já esqueceram o Barbosa» (aka   «Não crucifiquem mais o Barbosa»)    é um espaço de opinião/crónica da autoria de Luís Mateus, subdiretor do Maisfutebol, que aqui escreve todos os dias durante o Campeonato do Mundo.      É inspirado em Moacir Barbosa, guarda-redes do Brasil em 1950 e réu do «Maracanazo»  . O jornalista é também responsável pelas crónicas de «Era Capaz de Viver na Bombonera», publicadas quinzenalmente na   MFTotal  . Pode segui-lo no   Twitter   ou no   Facebook   .


Crónicas anteriores:

Relacionados

Opinião

Mais Opinião

Mais Lidas

Patrocinados