OpenAI está "triste" mas decide divulgar os emails de Musk. Está instalada a polémica

CNN , David Goldman
6 mar, 19:40
Elon Musk. (Patrick Pleul/Pool via AP)

A OpenAI respondeu à letra a Elon Musk, depois de o empresário ter processado a empresa ChatGPT, na semana passada, por perseguir o lucro e divergir da sua missão original, sem fins lucrativos. Na noite de terça-feira, a OpenAI publicou vários emails do dono da Tesla e da SpaceX, incluindo dos primeiros dias da empresa, que parecem mostrar Musk a reconhecer que a OpenAI precisava de ganhar muito dinheiro para financiar os incríveis recursos de computação necessários para alimentar as suas ambições de Inteligência Artificial (IA).

Nos emails, nos quais algumas partes foram rasuradas, Musk argumenta que a empresa não tinha praticamente nenhuma chance de construir uma plataforma de IA geradora de sucesso com dinheiros próprios, e a empresa precisava de encontrar fontes alternativas de receita para sobreviver.

Num outro email, de 22 de novembro de 2015, enviado para o CEO Sam Altman, Musk, um cofundador da OpenAI, disse que a empresa precisava de angariar muito mais do que 100 milhões de dólares para "evitar parecer desesperada". Musk sugeriu um compromisso de financiamento de mil milhões de dólares e prometeu que cobriria o que não fosse angariado.

A OpenAI, através de uma publicação num blogue, disse que Musk nunca cumpriu essa promessa, o que resultou no comprometimento de 45 milhões de dólares em financiamento para a OpenAI, enquanto outros doadores levantaram 90 milhões de dólares.

A 1 de fevereiro de 2018, Musk disse aos executivos da empresa que o único caminho a seguir para a OpenAI era a Tesla, a empresa de carros elétricos detida pelo bilionário, comprá-la. A empresa recusou e Musk deixou a OpenAI no final desse ano.

Em dezembro de 2018, Musk enviou um novo email a Altman e outros executivos a dizer que a OpenAI não seria relevante "sem uma mudança dramática na execução e nos recursos".

"Isso precisa de biliões por ano imediatamente ou esqueçam", pode ler-se no email. "Espero realmente estar errado".

Os executivos da OpenAI concordaram e, por isso mesmo, em 2019 formaram a OpenAI LP, uma entidade com fins lucrativos que existe dentro da estrutura da empresa maior. Essa empresa com fins lucrativos levou a OpenAI de efetivamente sem valor a uma avaliação de 90 mil milhões de dólares em apenas alguns anos - e Altman é amplamente mencionado como o mentor desse plano e a chave para o sucesso da empresa.

Desde então, a Microsoft comprometeu-se a investir 13 mil milhões de dólares numa parceria direta com a OpenAI.

A queixa de Musk, apresentada na semana passada no tribunal estadual da Califórnia, afirma que a empresa e a sua parceria com a Microsoft violaram a carta fundadora da OpenAI, representando uma quebra de contrato. Musk está a pedir um julgamento com júri e que a empresa, Altman e o cofundador Greg Brockman devolvam os lucros que receberam do negócio.

A OpenAI foi fundada como um controlo daquilo que os fundadores acreditavam ser uma séria ameaça que a inteligência artificial generativa, ou AGI, representava para a humanidade. A empresa criou um conselho de supervisores para analisar qualquer produto que criasse, e o código dos seus produtos foi tornado público.

A empresa afirmou no seu blogue que não se afastou da sua missão e que iria rejeitar todas as alegações de Musk, dizendo também que a sua tecnologia está amplamente disponível e melhora a vida das pessoas, enquanto a empresa continua a empenhar-se na segurança dos seus produtos.

"Estamos tristes por ter chegado a este ponto com alguém que admiramos profundamente - alguém que nos inspirou a almejar mais alto, depois nos disse que falharíamos, iniciou um concorrente e depois nos processou quando começamos a fazer progressos significativos em direção à missão da OpenAI sem ele ", disse a empresa em seu blog.

Empresas

Mais Empresas

Patrocinados