Nem uma única vez a palavra "combustíveis" aparece em 182 páginas: as curiosidades do programa do Governo

7 abr 2022, 08:59
Ciclovia

Parlamento começa a discutir esta quinta-feira o documento, isto numa altura em que o país - e o mundo - se debate com uma crise dos combustíveis - termo esse que é omitido pelo Governo no seu programa. Em contrapartida, há conceitos, nomeadamente o da saúde mental, que se tornam particularmente relevantes

Guerra, crise, pandemia, ataques informáticos. A vida mudou radicalmente em três anos. Por isso mesmo há palavras e expressões que aparecem no novo programa de Governo, que vai ser discutido esta quinta e sexta-feiras na Assembleia da República, que nunca tinham aparecido antes ou cuja frequência era muito menor. Outras há que, de forma surpreendente, são esquecidas ou relegadas.

A saúde mental foi um tema referido por apenas duas vezes no anterior programa do Governo. Para a próxima legislatura essa é uma questão mais premente: são 17 as menções ao termo, num ganho de importância claramente relacionado com a pandemia de covid-19, durante a qual milhares de pessoas sofreram de problemas como ansiedade, depressão ou outros.

Em sentido contrário, a procriação medicamente assistida parece ter perdido relevância: das cinco vezes que apareceu no programa anterior passou a uma, num ponto em que fala do acesso e qualidade dos cuidados de saúde, não sendo exclusivo da procriação medicamente assistida. Em sentido contrário, em 2019 havia um tópico específico para esta questão, que se destinava a “promover um melhor acesso à procriação medicamente assistida e aos cuidados materno-infantis”.

Ainda no domínio social, também a violência doméstica perde peso: são 9 referências em 2022 contra as 14 de 2019.

Ucrânia e ciberataques, sinais dos novos tempos - mas e os combustíveis?

É sem surpresa que verificamos que a Ucrânia não tinha uma única referência no programa de Governo em 2019. Apesar de haver uma anexação da Crimeia por parte da Rússia, o Ocidente convivia serenamente com a situação. A 24 de fevereiro tudo mudou e a invasão ordenada por Vladimir Putin obrigou à alteração da visão ocidental. Portugal não foi exceção e o Governo ainda foi a tempo de incluir a questão, ainda que muito ao de leve, no seu programa.

São três as referências à Ucrânia, falando-se sempre numa “invasão” por parte da Rússia, em alinhamento com a generalidade da comunidade internacional. Se o problema é mencionado em referências ao papel de Portugal na crise dos refugiados e na atuação da NATO, há um tema que parece ficar de fora, pelo menos nesta ligação.

É que, além do drama humanitário, há uma crise económica, a começar pelos combustíveis, que já se faz sentir nos bolsos dos portugueses. Desde 23 de fevereiro, o preço da gasolina e do gasóleo aumentou quase 30 cêntimos, esperando-se já novas consequências, como no preço dos alimentos.

Nem a Ucrânia nem as alterações climáticas motivam o Governo a utilizar a palavra "combustíveis". De resto, o termo não aparece uma única vez em todo o documento, acontecendo o mesmo com gasolina e gasóleo.

A crise energética causada pela guerra no Este da Europa aparece poucas vezes nas 182 páginas de programa, sendo que no capítulo chamado “boa governação” o Governo compromete-se a defender empresas e famílias “contra os aumentos exponenciais do preço da energia e dos bens alimentares”.

Outra palavra que não surge uma única vez é "inflação", um fantasma que pode chegar em força este ano, mas que o Governo não fala no seu programa.

Portugal não está envolvido na guerra na Ucrânia no terreno, mas ainda antes da invasão russa surgiram ameaças que faziam pensar sobre a interferência de países e indivíduos estrangeiros na vida e segurança de outros países. É o caso dos ciberataques, que este ano já tiveram dois episódios de grande relevância: logo em janeiro o ataque à Impresa, que detém a SIC, e um mês mais tarde o ataque à Vodafone, que deixou parte do país com as telecomunicações em baixo, em alguns casos durante dias.

Terá sido por isso que o Governo decidiu aumentar a presença dos termos cibersegurança e ciberdefesa, sendo que, pela primeira vez, referiu a importância da cibersegurança das empresas, numa referência clara ao que aconteceu àquelas duas organizações.

Gaming para os direitos fundamentais e Portugal como destino mundial de ciclistas

São duas ideias que já constavam do programa do Governo para o período entre 2019 e 2023, mas que, com a queda do Executivo, não chegaram a ver uma aplicação totalmente efetiva.

O Governo pretende fomentar o conhecimento dos direitos fundamentais e a adesão aos valores de cidadania por parte dos mais novos. Como? Através da programação de jogos eletrónicos, o gaming.

Outro ponto: e se Portugal fosse um “destino mundial para rotas pedestres e cicláveis”? É o que o Governo quer, com a eliminação de obstáculos ao transporte de bicicletas nos transportes públicos, além de uma expansão da rede de bicicletas partilhadas.

O objetivo é “dinamizar a criação de uma rede de cidades portuguesas amigas da bicicleta”, algo que ajudaria Portugal no objetivo de se tornar um país sustentável em termos de energia.

Relacionados

Novo Governo

Mais Novo Governo

Patrocinados