Ex-embaixadora na ONU quer ser candidata Republicana à presidência dos EUA

Agência Lusa , WL
1 fev 2023, 17:22
Nikki Haley - Embaixadora dos Estados Unidos na ONU

Candidatura deverá arrancar a 15 de fevereiro

A ex-embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley, vai anunciar no próximo dia 15 a sua candidatura à corrida presidencial de 2026 pelo Partido Republicano.

De acordo com o jornal The Post and Courier – uma publicação da Carolina do Sul, onde Haley foi governadora estadual - um membro do "círculo íntimo" de Haley confirmou a informação de que a ex-embaixadora participará nas eleições primárias Republicanas.

Haley deverá enviar um convite a possíveis doadores de campanha para comparecerem ao lançamento da sua candidatura em 15 de fevereiro num centro comunitário no centro turístico de Charleston, na Carolina do Sul.

A ex-governadora - que há muito não esconde as suas intenções presidenciais - vai assim tornar-se a segunda candidata Republicana a tentar afastar da Casa Branca o democrata Joe Biden, seguindo os passos do seu companheiro de partido Donald Trump, que a nomeou embaixadora junto da ONU.

No passado, Haley tinha dito que não gostaria de enfrentar Trump se este voltasse a concorrer, mas nos últimos tempos a sua mensagem mudou e a ex-embaixadora passou a defender a ideia de que o país “deve olhar para um caminho diferente".

“É hora de uma nova geração”, escreveu Haley, 51 anos, numa mensagem na rede social Twitter, acrescentando que “é hora de uma nova liderança recuperar o nosso país”.

Haley está registada como eleitora na Carolina do Sul desde que deixou o cargo de embaixadora nas Nações Unidas em 2018 e mora com a sua família na ilha de Kiawah.

Filha de imigrantes indianos, Haley licenciou-se em Contabilidade pela Clemson University e trabalhou para uma empresa de gestão de resíduos sólidos antes de ir trabalhar para a loja de roupas da sua família, tendo depois dado um salto para a política.

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados