opinião
CEO da GMS Store

Altura de juntar o útil ao sustentável

24 out 2023, 14:45

Portugal enfrenta uma corrida contra o tempo para cumprir a ambiciosa meta de atingir a neutralidade carbónica até 2030. Faltam apenas sete anos para alcançar esse objetivo, e o desafio é monumental. Para triunfar, é imperativo adotar medidas não apenas disruptivas, mas também rapidamente implementáveis. Mais do que nunca, é hora de fornecer soluções concretas para a sustentabilidade ambiental.

Desengane-se aquele que me verá pura e simplesmente a condenar o ativismo ambiental ou, pelo contrário, alinhar acriticamente por uma qualquer agenda politico-mediática. Sou, sim, um empresário que olha para as necessidades de uma economia que devem estar alinhadas com a ideia que devemos deixar aos nossos filhos um mundo melhor do que aquele que recebemos.

É nesse contexto que venho recordar que a mobilidade urbana emerge como um pilar fundamental na trajetória rumo à neutralidade carbónica. Em Portugal, a melhoria da mobilidade urbana não é apenas uma necessidade consensual, mas também um imperativo à luz das metas europeias.

A busca por soluções de transporte que reduzam as emissões, otimizem o consumo de energia e promovam o uso de recursos renováveis pode mitigar significativamente o impacto ambiental das nossas escolhas de mobilidade. Optar por uma mobilidade sustentável oferece uma dupla vantagem: abre o caminho para um planeta mais verde e assegura um futuro mais eficiente e igualitário.

Por outro lado, fornece verdadeiras oportunidades para inovadores e investidores nacionais e internacionais em várias áreas. O seu impacto já é sentido em modelos de mobilidade inteligente, na introdução de novas tecnologias e na adoção de incentivos à aquisição de veículos elétricos.

Em Portugal, a instalação de uma infraestrutura de carregamento adequada, a sua gestão e manutenção deu origem a um conjunto de investimentos e ao desenvolvimento de soluções tecnológicas que são case studies internacionais.

O mercado de veículos elétricos continua a crescer a um ritmo excecional, com um destaque especial para os veículos puramente elétricos. De acordo com a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), o número de veículos ligeiros de passageiros elétricos matriculados aumentou impressionantes 124,2% em relação a 2022, atingindo 22.839 unidades este ano.

É chegada a hora de unir o útil ao sustentável. A mobilidade sustentável é a afirmação de um conjunto de ações práticas com consequências benéficas a médio e longo prazo para o ambiente, mas também a curto prazo para inovadores e inventores, decisores empresariais e políticos. Trata-se de uma jornada de transformação que afeta todos os portugueses.

Portugal tem feito escolhas conscientes que para construir um mundo no qual nossas ações estejam alinhadas com um legado de resiliência e responsabilidade, visando o bem-estar das gerações futuras.

Portugal, com uma história e cultura que são testemunha da sua capacidade de reinvenção, pode liderar essa transformação e inspirar o mundo a adotar práticas que protegem nosso planeta e asseguram um futuro mais brilhante para todos.

Colunistas

Mais Colunistas

Patrocinados