NATO enviou 230 tanques e 1.550 veículos à Ucrânia desde início da invasão

Agência Lusa , MJC
27 abr 2023, 11:03
Militares ucranianos em cima de um tanque nos arredores de Bakhmut, a 4 de março de 2023. Oleksandr Ratushniak/Reuters

Países da NATO já entregaram "98% o do equipamento prometido” às Forças Armadas da Ucrânia

Os Estados-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) disponibilizaram à Ucrânia mais de 1.500 veículos blindados e 230 tanques desde o início da invasão da Federação Russa, anunciou hoje o secretário-geral, Jens Stoltenberg.

“Os aliados [da NATO], assim como os parceiros do Grupo de Contacto liderado pelos Estados Unidos, enviaram para a Ucrânia 230 tanques, 1.550 veículos blindados e grandes quantidades de munições”, anunciou o secretário-geral da Aliança Atlântica, em conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel, no quartel-general da NATO, em Bruxelas (Bélgica).

Estas quantidades, continuou Stoltenberg, “correspondem a 98% o do equipamento prometido” às Forças Armadas da Ucrânia para reequipá-las e ajudar a repelir a invasão iniciada sob as ordens do Kremlin no dia 24 de fevereiro de 2022.

Durante a conferência de imprensa, Jens Stoltenberg insistiu no apoio inequívoco dos 31 Estados-membros da NATO à Ucrânia enquanto permanecerem militares da Rússia nos territórios ocupados.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados