Mundial2022: FIFA anuncia proibição de venda de álcool nos estádios

18 nov 2022, 11:38
Galp faz compensação carbónica de deslocações da seleção portuguesa (Foto: )

Medida estende-se também às fanzones e pode trazer problema milionário à FIFA

O Qatar exigiu à FIFA que proibisse a venda de cerveja nos estádios onde se realizam os jogos do mundial, segundo notícia avançada pelo jornal britânico The Times. O New York Times vai mais longe e cita fonte oficial para noticiar que o álcool vai ser proibido também nas fanzones, horas antes de a FIFA oficializar a decisão. 

A entidade que tutela o futebol mundial emitiu um comunicado no qual informou que, após conversas com os responsáveis do país organizador, não haverá bebidas alcoólicas nem nos estádios nem nas imediações, durante o Mundial.

O pedido partiu da família real do Qatar e poderá criar um problema financeiro com um dos principais patrocinadores da competição, a marca de cerveja Budweiser, que poderá exigir uma indemnização milionária devido a uma quebra clara de um acordo comercial no valor de mais de 70 milhões de euros.

 

Recorde-se que no Qatar, o consumo de álcool é bastante restrito e a bebida pode ser consumida apenas em alguns hotéis da capital.

Durante o mundial, estes regulamentos tinham sido tornados menos rígidos, mas o álcool continua a não ser vendido em supermercados e os preços das bebidas podem alcançar valores muito elevados - um litro de cerveja chega a custar mais de 13 euros. E agora, há um volte-face a menos de 48 horas do início da competição.

[artigo atualizado após comunicado oficial da FIFA]

Relacionados

Mundial 2022

Mais Mundial 2022

Patrocinados