FIFA confirma: Arábia Saudita vai acolher Mundial 2034

31 out 2023, 17:18
Qatar-Equador: insuflável gigante do troféu do Mundial na abertura da prova

País do Médio Oriente foi o único a apresentar candidatura para acolher a competição

A Arábia Saudita vai receber o Campeonato do Mundo de 2034 depois de ter sido o único país a candidatar-se para organizar o torneio. Inicialmente a FIFA deu conta da candidatura saudita, mas mais tarde, através das redes sociais, Gianni Infantino confirmou a atribuição do torneio ao país do Médio Oriente. 

«O maior espetáculo do planeta será organizado pelo Canadá, México e Estados Unidos em 2026 - na América do Norte. As duas próximas edições do Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA serão organizadas em África (Marrocos) e na Europa (Portugal e Espanha) - com três jogos comemorativos disputados na América do Sul (Argentina, Paraguai e Uruguai) - em 2030 e na Ásia (Arábia Saudita) em 2034. Três edições, cinco continentes e dez países envolvidos na organização de jogos do torneio - isto é que é tornar o futebol verdadeiramente global!», escreveu o presidente do organismo que tutela o futebol mundial no Instagram.

A Austrália, outro dos países que manifestou vontade de receber a competição, decidiu desistir da organização e deu maior força à candidatura saudita.

«Explorámos a oportunidade de nos candidatarmos à organização do Mundial e, depois de considerar todos os fatores, decidimos não o fazer para a competição de 2034», lê-se no comunicado da federação australiana.

«Em vez disso, acreditamos que estamos numa forte posição para receber a competição feminina mais antiga do Mundo, a Taça asiática feminina, e depois receber as maiores equipas do futebol mundial em 2029 no Mundial de Clubes. Alcançar isto, depois do Mundial feminino, e com os Jogos Olímpicos de Brisbane em 2032, representaria uma década dourada para o futebol australiano», pode ler-se ainda na nota. 

Recorde-se que a Federação indonésia, que chegou a anunciar que estava em conversações com a Austrália sobre uma candidatura conjunta, apoiou finalmente, há dez dias, a candidatura saudita, que já era oficialmente apoiada pela Confederação Asiática.

A data limite para a apresentação das candidaturas junto da FIFA terminou esta terça-feira.

[artigo originalmente escrito às 17h18 e atualizado às 21h03]

Relacionados

Patrocinados