Morreu o padre João Seabra

3 jun, 21:57
Padre João Seabra (Paróquia Santa Joana Princesa)

Tinha 72 anos

Morreu esta sexta-feira o padre João Seabra, figura incontornável do catolicismo português, vítima de doença prolongada. Tinha 72 anos. A notícia foi confirmada pela CNN Portugal junto de fonte próxima.

Nasceu em Lisboa em 1949 e licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde ficaria amigo de Marcelo Rebelo de Sousa para a vida. Escolheu outro caminho e entrou no seminário dos Olivais em 1973, tendo sido ordenado sacerdote católico em 1978. 

Foi capelão da Universidade Católica durante uma década, entre 1978 a 1988, e pároco de Santos-o-Velho de 1989 a 2002 e de Nossa Senhora da Encarnação, no Chiado, de 2004 a 2018. Em Roma, doutorou-se em Direito Canónico. 

Presidiu e impulsionou o projeto educativo do Colégio de São Tomás, em Lisboa, tendo também sido o dinamizador do movimento Comunhão e Libertação em Portugal. 

Em janeiro de 2019, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou o Cónego João Seabra com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Cónego João Seabra condecorado pelo Presidente da República (Foto: Presidência da República)

 

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

País

Mais País

Patrocinados