Rio 2016: pugilistas sem protetores de cabeça pela primeira vez em 32 anos

2 mar 2016, 14:45
Boxe (Reuters)

Decisão comunicada pela Associação Internacional de Boxe

Pela primeira vez desde os Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles, os pugilistas masculinos não vão usar os habituais protetores de cabeça nos combates da competição desportiva mais importante do mundo.

A decisão, aceite pelo Comité Olímpico Internacional, foi anunciada esta quarta-feira pela Associação Internacional de Boxe (AIBA).

«É, sem dúvida, uma grande conquista para a AIBA poder apresentar os pugilistas sem protetores de cabeça nos próximos Jogos Olímpicos, o mais importante evento desportivo mundial», referiu o presidente do organismo, Ching-Kuo Wu, em comunicado.

De acordo com o dirigente, a remoção do capacete almofadado encontrava-se em estudo, depois de consultados atletas, treinadores, equipas médicas e realizados trabalhos de investigação sobre o assunto. Recorde-se que no Mundial de 2013, em Almaty (Cazaquistão), os pugilistas combateram sem proteção, sem que se registasse uma relação entre aumento das lesões e  ausência de capacetes. Os combates da competição feminina não serão abrangidos pela medida.

Esta decisão surge poucos dias depois da abertura dos Jogos Olímpicos aos pugilistas profissionais.

Relacionados

Patrocinados