Jogos Olímpicos de Atenas: não é só em Portugal que há atrasos para 2004

20 mar 2003, 10:53

Até nisso somos parecidos com os gregos! As obras estão atrasadas e atrapalham o trânsito. Onde é que já vimos isto?

Não é só em Portugal que há angústias em relação a um mega-acontecimento a realizar no próximo ano. Os portugueses andam preocupados com o Euro-2004; os gregos, em particular os atenienses, andam muito preocupados com os Jogos Olímpicos de 2004.

O local tem vantagens históricas imbatíveis: foi em Atenas, na Antiguidade, que o olimpismo teve a sua génese; foi em Atenas que há 107 anos, em 1896, tiveram lugar os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna. Um século depois, em 1996, Atenas foi uma forte candidata à realização dos jogos. A comemoração dos 100 anos eram trunfo poderoso, mas o atraso da Grécia foi fatal e o COI escolheu o fulgor económico e tecnológico de Atlanta.

Atenas não desistiu e, oito anos depois da desilusão, vai mesmo ter a honra de voltar a organizar os Jogos que ela própria concebeu. Mas as dúvidas são fáceis de detectar: nas ruas e avenidas da capital grega, saltam à vista obras paradas, trabalhos em ritmo lento, atrapalhações a um trânsito já de si caótico. «Vamos devagar, há projectos embargados, mas as coisas vão fazer-se», é o que se ouve por cá. O que é que isto nos fará lembrar??

Os avisos do COI têm tido alguns frutos e ainda ontem o projecto-2004 de Atenas recebeu um voto de confiança importante. A pouco menos de ano e meio dos Jogos (começarão a 13 de Agosto, e prolongam-se até ao final do mês mais quente do ano, com temperaturas a rondar os 40 graus na Grécua), a publicidade ao evento nota-se já por toda a cidade.

Patrocinados