Basquetebol: Um quarto bastou para Bilbao sorrir na arena do Porto

13 dez 2023, 00:10
Kloof, FC Porto, basquetebol (DR)

Na 2.ª jornada da 2.ª fase da Taça Europa, o Porto venceu a maioria dos parciais, mas não o jogo. A reação contundente dos bascos após o intervalo foi decisiva

No Dragão Arena, na noite de terça-feira, não bastou ao Porto brilhar e vencer três quartos para levar a melhor sobre os espanhóis do Bilbao Basket, na 2.ª jornada da 2.ª fase de grupos da Taça Europa.

Numa partida equilibrada até ao intervalo, os parciais de 23-17 e 20-16 foram patrocinados pela produtividade ofensiva de Cleveland Melvin, com 10 pontos, e Anthony Barber, com 11 pontos. Em simultâneo, na defesa, o capitão Miguel Queiroz liderava as divididas, conquistando cinco ressaltos, e o neerlandês Kloof já havia assinado quatro assistências. Ao intervalo, o marcador assinalava 43-33, para deleito dos azuis e brancos.

Este triunfo seria precioso para os comandados de Fernando Sá alimentarem as aspirações de – pela segunda época consecutiva – atingirem os quartos de final da prova.

 

Contudo, o 3.º quarto teve um desenrolar inédito. Em menos de cinco minutos, os bascos secaram o ataque contrário e igualaram o marcador a 48 pontos. Pouco depois, assumiram a dianteira do resultado e estenderam a vantagem para cinco pontos (55-60). A reação do Bilbao, num parcial de 12-27, denota que, apesar do crescimento do basquetebol nacional, a disparidade para com “nuestros hermanos” ainda é considerável. Os bascos ocupam o 14.º lugar no campeonato espanhol.

No 4.º quarto, a obrigatória resposta dos dragões surgiu, sobretudo pelos contributos de Miguel Queiroz (oito pontos, 11 ressaltos, uma assistência e dois roubos de bola) e de Kloof (22 pontos, três ressaltos, cinco assistências e dois roubos de bola), o atleta mais valorizado nesta partida.

Num derradeiro suspiro, com o resultado em 72-75, o norte-americano Anthony Barber tirou um adversário do caminho, mas errou o lançamento que daria o empate e, provavelmente, forçaria o prolongamento.

A última buzina confirmou o Bilbao Basket como líder do Grupo K, com duas vitórias, e, por isso, quatro pontos. O Porto somou a primeira derrota nesta fase, depois do triunfo na Bulgária, ante o Balkan Botevgrad. Os dragões seguem no 2.º lugar, com três pontos, e estarão atentos ao encontro entre os búlgaros e os alemães do Gottingen, que se realiza esta quarta-feira.

A equipa de Fernando Sá – que voltará à prova europeia apenas a 10 de janeiro – centra atenções na visita ao Sporting, no domingo, na 10.ª jornada da Liga. Em caso de triunfo, os dragões igualam os leões no topo do campeonato, com 18 pontos.

Relacionados

Patrocinados