Basquetebol: Mundial 2006 recebe 24 equipas

28 mai 2003, 14:21

Mais oito vagas para selecções do que em 2002 Mais oito vagas para selecções do que em 2002

O Mundial de basquetebol Japão 2006 será disputado por 24 equipas, mais oito do que nas anteriores edições, segundo um comunicado da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) publicado esta quarta-feira.

A nova repartição de lugares prevê um mínimo de seis entradas para selecções da Europa, sem contar com a campeã mundial, a selecção da Sérvia-Montenegro (ex-Jugoslávia), três para a África, duas para a Ásia, sem contar com o Japão (qualificado na qualidade de país organizador), cinco para as Américas e dois para a Oceânia.

A FIBA decidiu ainda atribuir quatro convites a nações que não conseguirem qualificar-se. Os critérios de atribuição dos convites não estão ainda definidos, mas terão em conta aspectos desportivos e económicos. As decisões, tomadas em Porto Rico durante a reunião da comissão central da FIBA, dá seguimento a uma proposta formulada por altura do Mundial de 2002, em Indianapolis, Estados Unidos, quando foi particularmente sentida a ausência de nações com peso na modalidade, como a Itália e a França.

A FIBA também alterou interinamente a regulamentação dos 24 segundos. A partir de agora não haverá lugar à paragem de jogo caso a bola esteja no ar e toque o aro no final do período.

Mais Lidas

Patrocinados