Andebol: Belenenses sem árbitros oficiais em Alvalade

15 set 2002, 22:07

Torneio de Abertura da Liga A equipa do Restelo venceu o Sporting por 26-25, afastando os leões da «final four» do torneio.

O Belenenses venceu neste domingo o Sporting por 26-25 em jogo relativo à terceira jornada do Torneio de Abertura da Liga. A equipa de António Santos conseguiu na Nave de Alvalade a sua primeira vitória no torneio, mais uma vez sem que comparecessem os árbitros oficiais da FAP, mas o resultado não deixa de ter um sabor amargo para os do Restelo visto que é o Olivais e Moscavide a garantir a qualificação no grupo 3 para a «final four», que se joga no próximo fim de semana.  
 
António Marreiros e José Gil eram os árbitros que estavam nomeados para o jogo deste domingo, na Nave de Alvalade, mas parecia previsível que não fossem eles a apitar realmente a partida. Na sexta-feira, o Belenenses tinha jogado com juízes da casa por causa da dívida, ainda relativa à época passada, que continua por pagar à federação. Desta vez, esperou-se um quarto de hora para que a situação fosse resolvida.  
 
A solução foi chamar ao campo um árbitro regional, Luís Paulino, e um dirigente da formação do clube leonino, Raúl Carreira.  
 
O Belenenses foi neste domingo uma equipa bem mais organizada e atenta do que aquela que se apresentou no Restelo. Bateu-se pela vitória até ao fim e o resultado final de 26-25 parece ajustar-se a um encontro que, sendo equilibrado e acusando ainda os problemas do início de época, conheceu no Belenenses a equipa mais combativa.  
 
Do lado do Sporting, sentiram-se (e muito) as ausências de Ricardo Andorinho, ainda a recuperar da lesão que o afectou no final da época passada, e de Goran Jerkovic, que está em análise depois de se ter lesionado numa mão durante o jogo de com o Ol. Moscavide.  
 
Para lá das ausências, o Sporting pode queixar-se dos erros que foi cometendo, especialmente no ataque. Por outro lado, os leões bateram-se com um adversário que dedicou particular importância à defesa. Começou com um esquema 6x0, depois alinhou pelo 5x1, com Ricardo Viela a destacar-se na marcação cerrada a Luís Gomes e a oferecer grande agressividade ao sector.  
 
O domínio do Belenenses garantiu uma vantagem no marcador durante grande parte do primeiro tempo. Mas, aos 28 minutos, a exclusão de Edouard Medvedev, depois de travar Hugo Canela numa acção de contra-ataque, complicava as coisas para os visitantes. É certo que Medvedev ainda está longe do seu melhor nível, mas, até ali tinha apontado quatro golos pelo Belenenses.  
 
A ausência do número dois e o acerto de Vojislav Kraljic aos nove metros ajudou ao empate, resgatado pelos leões já mesmo em cima do intervalo.  
 
Segunda parte mais emotiva  
 
Mais equilibrado, o segundo tempo destacou dois jogadores. De um lado Ricardo Viela e do outro Hugo Canela, ousados, combativos e a desempenharem importantes tanto na defesa como no contra-ataque. Foi sobretudo graças a eles que a partida ganhou um novo ânimo, passando sempre a rondar o empate.  
 
Fernando Nunes entrou para dar mais rapidez ao contra-ataque, tarefa que Ricardo Dias também tentou cumprir, com algumas jogadas importantes. Mas o Sporting continuava a falhar mais do que devia, como ficava claro pelo facto de Kraljic não ter apontado um único livre de sete metros.  
 
Por essas alturas, Miladin Ostogic afirmou-se como uma peça fuindamental no Belenenses Foi ele que repos por duas vezes a igualdade do encontro. Depois, em contra-ataque, Pedro Matias marcou em contra-ataque e fechou o marcador.  
 
Na Nave de Alvalade, sob as arbitragens de Luís Paulino e Raúl Carreira, as equipas alinharam:  
 
SPORTING: Miguel Fernandes, Ricardo Correia e João Ferreirinho; José Vieira (1), Bruno Coelho, Vojislav Kraljic (7), José Santos (2), Armando Pires, Luís Gomes (3), Rui Silva (3), Ricardo Dias (4), Hugo Canela (2) e Fernando Nunes (3).  
 
BELENENSES: Tiago Moreira, Ricardo Sá e Luís Massuça; Edouard Medvedev (4), Xavier Sousa (1), Ricardo Moreira (4), Diogo Pinheiro (2), Alberto Oliveira (3), Sérgio Santos (2), Miladin Ostogic (4), Alfredo Pinho, Tiago Fonseca, Pedro Matias (2) e Ricardo Viela (4).  
 
Ao intervalo: 14-14  
Resultado final: 25-26.

Mais Lidas

Patrocinados